Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Mutação

Voltando pessoal, dessa vez para postar sobre mais uma tela, agora já na mudança após o primeiro ano de pintura em tela.

Essa tela foi feita em dois materiais distintos.
Primeiro fiz no papel apenas como treinamento, mas uma pessoa viu e gostou tanto que pediu para eu fazê-la, mas desta vez em tela.

Com isso se tornou uma boa para o Blog, já que um dos objetivos aqui é mostrar minha evolução na pintura e passar isso para vocês, com dicas, erros, e acertos na pintura.

Essa pintura foi feita em 2013, um bom ano para mim na pintura... Coisas boas e calmaria, isso me ajudou a ingressar definitivamente no mundo da pintura em tela.

pintura-acrilica-canson

pintura-canson®

A qualidade da imagem não está das melhores, mas dá para ver as montanhas nevadas ao fundo que lembram a da postagem anterior, e temos também aí toda a vegetação, reflexo da água e o solo, com e sem gramas.

É uma pintura em papel Canson®, inspirada em um desenho que vi na internet, mas fora a arrumação da cabana, lago, pinheiro e casas ao fundo, todo o resto eu recriei.

Lembram do que falei na postagem anterior sobre minha dificuldade em pintar rochas? Bem, disse que estava testando uma nova técnica para pintar de maneira mais fácil as rochas, pedras, rochedos... Prestem atenção pois o efeito ficará evidente conforme eu mostrar essas rochas em tela, mas antes disso vou detalhar mais essa pintura em canson® para que assim possam comparar melhor a pintura em ambos materiais.

pintura-acrilica-papel-Canson®
Atenção para as árvores, rochas e montanhas.

pintura-papel-canson
Notem as rochas mais de perto e também o lago com o reflexo das rochas e gramado.

Vamos agora a esse mesmo desenho, dessa vez pintada em tela de algodão, com a mesma tinta acrílica.

acrilica-sobre-tela
Pintura em tela sem moldura.

A diferença é gritante, certo? Vamos analisar e brincar um pouco de jogo dos sete erros.

Muitas cores novas entraram em cena para dar mais vida à pintura. Temos um gramado com mais degradês, e uma diferença que você vê logo de cara são as montanhas que ganharam mais vida com essa tonalidade, com mais sombras e um tímido verde em alguns trechos.

Os pinheiros tiveram um efeito melhor, fazendo com que parecessem mais cheios e alguns novos foram colocados em cena.

A diferença de tonalidade esteve presente também no céu e as nuvens ficaram com mais transparência.

As maiores mudanças se mostraram nas árvores acima da cabana, que ficaram muito melhores desde que comecei a pintura, o gramado próximo as rochas, e claro, o que mais chama a atenção nessa tela, o lago com o reflexo de tudo ao redor, incluindo a cerquinha branca, que na anterior não tinha.

Essa tela foi emoldurada e irei mostrar aqui o detalhe para que possa ver mais de perto essa diferença em comparação à pintura feita no papel Canson®.

pintura-acrilica-tela-quadro

Retratado no reflexo, o céu, as rochas e tudo ao redor dele.  Notem também a diferença das rochas, ainda não estão perfeitas mas melhorei bastante.

Notaram mais alguma diferença? (comentem!)

E aqui temos o quadro finalizado, envernizado e emoldurado. A escolha da moldura foi de minha tia Joanita, e combinou bem com a pintura e também com a cor da parede.

pintura-acrilica-tela-cabana

Lá vem história...


Porque essa paisagem?

Bem, eu sempre tive em minha mente a imagem de uma cabana, cercada de pinheiros e outras árvores, um lago alguns metros à frente e, ao longe, algumas montanhas... Não é exatamente como a da pintura, pois às vezes fica difícil transportar o que desenhamos em nossa mente, para o papel.

O que imagino nessa cabana?

Apesar de ser isolada de tudo, cercada apenas pela natureza (e o melhor, o barulho apenas dos animais silvestres que ali vivem), é algo que me passa paz, um refúgio que certamente daria para ser ainda mais feliz.

Alguns podem ter a visão de um lugar apenas para passar um tempo; eu vejo como morada. Nessa paisagem acabei esquecendo de pôr um bom e fiel amigo de quatro patas.

Como mencionei lá em cima, essa foi a última tela que pintei naquele ano de 2013 o mesmo ano em que comecei a pintura em tela, após isso veio um ano difícil, 2014, e ainda assim continuei, aos poucos, em busca da evolução na arte da pintura e tentando sempre, até hoje, quem sabe um dia, alcançar o nível da pintura hiper realista.

Espero que estejam curtindo o Blog, gostando do material que apresento aqui, e claro, aceito sugestões e críticas construtivas. 

Para finalizar, certa vez minha irmã olhando o blog perguntou, "por que paulowolfartesanatos? ". Bem, primeiro porque não consegui colocar arte ou pintura, como eu estava eufórico para criar um primeiro blog, acabei deixando artesanatos.
Eu deixei o artesanato para trás há muito tempo, e o mais próximo disso que ainda faço hoje, é o papercraft, mas como não sei se há interesse de vocês acabei deixando apenas a pintura mesmo, focada em acrílica sobre tela, por vias das dúvidas irei deixar uma enquete no blog para votação mais à frente.

Obrigado a todos pela visita.

Ajudem o Blog a crescer divulgando nas redes sociais, com comentários, sugestões e pode ainda utilizar o formulário de contato (aquele ali na direita -->) caso queira falar diretamente comigo sobre algum dos assuntos tratados aqui.


4 comentários:

  1. Mais um quadro surpreendente. Dá vontade de entrar em morar em uma daquelas casinhas. Muito bom! Esse blog sempre traz além do quadro as histórias por trás das criações. Massa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário :)
      Dá vontade mesmo de morar ali.

      Excluir
  2. Pena que no blog não tem a opção curtir. Vou comprar umas telas, para quando tiver o passo a passa de uma pintura eu fazer junto. Valeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Reni, pensando em fazer um passo a passo em breve com uma pintura em tela tamanho médio, algo bem descomplicado mas que seja bonito.

      Excluir