Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Material de Pintura - Continuação. (Faltou o bonitão - Verniz!)

Pessoal! Antes de tudo peço desculpas pela minha péssima memória (qual é meu nome mesmo?) e estou me referindo a um dos materiais de pintura que faltou e que serve exatamente para a finalização de sua pintura: o verniz.

Na postagem anterior eu até mencionei sobre ele quando falava da diferença de tempo de secagem da tinta acrílica X tinta à óleo, lembram?

Bem, caso não lembrem, então é o seguinte: a tinta acrílica com uma semana você já pode envernizar, já a tinta a óleo são seis meses de secagem para poder envernizar, conforme pesquisei, já que não utilizo a tinta à óleo.

Enfim, os vernizes podem ser encontrados nos seguintes tipos:

Brilhante, Semi-brilho, Fosco:

A utilização de cada tipo depende mais do gosto pessoal do artista em testá-los e, na minha opinião, também resulta do motivo (desenho) que foi pintado na tela.

veniz acrílico
Algumas marcas de vernizes que utilizo.

É importante que seja usado o verniz acrílico, e que ele tenha filtro U.V., isso irá dificultar que a pintura desbote com o tempo, assim como deve conter fungicida para espantar as traças que vão querer saborear e chamar toda a família para fazer de sua tela um banquete "très bien".

O verniz da figura do meio, o verdinho ali, foi meu primeiro verniz, ele não diz se tem filtro nem fungicida, então... minha preferência é pelo primeiro e o terceiro para utilização em minhas telas.

A diferença de preço entre as marcas chega a uns R$ 5,00 (Cinco reais).

Ele é solúvel em água e, apesar de estar escrito ser incolor, se você olhar bem vai perceber que ele é levemente amarelado, mas não compromete a pintura; ele tem um cheiro que vai de fraco à médio. Deve ser utilizado a uma distância de 30 cm da tela, e no sentido horizontal, de cima para baixo.

Não aplique muitas mãos nem de tinta nem de verniz ou sua pintura pode acabar ficando craquelada¹, ou seja, com rachaduras quando secar e com o passar do tempo.

Lembre-se que, diferente da tinta para tecido, a tinta acrílica já possui brilho, mesmo após secagem, isso pode ajudar na escolha do tipo de verniz para a pintura que você fez, ainda que não tão brilhante quanto a tinta à óleo.

Ficou bem explicado? Do meu ponto de vista e experiência própria com o uso de verniz, é isso que tenho a dizer, se faltou algo podem perguntar, via comentário ou direto no formulário de contato na parte direita dessa postagem.  ===>

Ainda fiquei devendo a vocês sobre o detalhe do cavalete de pintura, certo? Ele é simples mas fiz um diagrama de como ele funciona, vamos lá.


meu cavalete de pintura paulowolf

Ampliei bastante para vocês verem que nessa tábua central tem alguns furos, nesses locais serão encaixadas as partes móveis do cavalete.

Esses parafusos grandes nos suportes são a sustentação e também o guia que vai ser adaptado ao tamanho da tela que você irá pintar.

Tem dois suportes, como podem ver ainda na imagem. O de cima fica o maior, e o de baixo na imagem o menor.

Pois bem, está vendo esse suporte menor? esse aí mesmo de baixo... Ele vai ser colocado na parte superior da tela, apenas para fixar a tela no lugar para que ela não fique caindo pra frente ou para os lados, ou fazer com que você acabe borrando a tela por ela estar desnivelada.

Vamos a detalhes mais aprofundados caso você não tenha entendido ainda.


meu cavalete de pintura paulowolff

As setas vermelhas mostram os níveis que os suportes podem ser encaixados, note que cada seta mostra um furo para encaixe dos parafusos grandes do suporte.

As Setas verdes mostram que o suporte é livre à sua vontade, podem ir para cima ou para baixo, mas o suporte grande sempre ficará em um nível inferior ao suporte pequeno, pois é no grande que vai ser apoiada a tela para pintura.

As Setas amarelas mostram uma configuração de exemplo para uma tela 20x30, o suporte grande deve estar à sua frente de uma maneira que fique confortável para você pintar, o suporte pequeno deve descer mais um pouco para que ele toque a parte superior da tela, imprensando sobre o suporte grande, isso é demonstrado pelas setas laranjas.


Bem, então acho que é isso, nesse post foi explicado sobre os vernizes e sobre o meu velho amigo pé de pano², ops, cavalete de pintura.

Obrigado a todos, e veremos na próxima postagem mais uma tela (a 5ª) que mostra a minha evolução na pintura.



nota:
[¹]Craquelada: Rachadura do esmalte da porcelana, ou do verniz, ou da pintura a óleo, por contração ou dilatação do suporte, formando um entrelaçamento irregular de fendas muito finas. (fonte: www.dicionárioinformal.com.br)
[²]Pé de pano: O cavalo do pica-pau (fonte eu mesmo e diversas criancinhas que curtiam esse desenho animado)

8 comentários:

  1. Não fico mais um dia sem vir aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aee Gabi! Obrigado pela visita rs

      Excluir
    2. Que bom, Gabriela Cardoso. Eu também estou viciada nesse blog. Bem vinda!

      Excluir
  2. O verniz a gente passa de cima para baixo e na horizontal também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, o Verniz vai passar no sentido horizontal, de cima para baixo, lembrando de manter uma distância de mais ou menos 30cm do spray para a tela, para que não acumule muito verniz e sua pintura no futuro ficar craquelada.
      O envernizamento é uma parte fácil da pintura :)

      Excluir
  3. Poxa amigo. Parabéns por ensinar sem restrições .
    Me ajudou muito.
    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Valeu! Eu que agradeço por visitar o meu Blog.
      Tentarei passar o máximo do que sei aqui no Blog, então continue acompanhando e compartilhando, para ver mais dicas sobre pinturas que irei postar.

      Excluir