Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Saudades


homenagem-pintura-tela








Olá a todos.

Bem hoje a postagem que farei é especial, pois será uma homenagem que faço a minha grande mestra, companheira, minha amada tia e quase mãe, que completa hoje 30 dias de falecimento, e sei que em um lugar melhor que ela esta, é capaz de ver e sentir coisas boas como orações e pensamentos que temos por ela.

Uma história sobre essa tela (Que eu não pretendia postar agora, mas não deu pra fugir):

Essa tela foi feita especialmente para minha tia, uma tela única que foi baseada em um fotografia tirada por minha irmã e então enviada para mim junto a muitas outras. E essa foi a escolhida.

Porque escolhi essa? Achei que tinha muito a ver com minha tia, rodeada pela natureza, de frente, ali, a essa bela paisagem, que transmite paz... a energia da água e vegetação...

Eu quis uma pintura marcante para minha tia, no tempo em que eu tinha ainda esperança que ela iria se curar da doença, e essa esperança continuou comigo até 29 dias atrás.

Dediquei toda atenção e carinho ao pintar essa tela, eu queria perfeição, nada mais justo para a pessoa que sempre foi perfeita em minha vida, que esteve sempre comigo, e que me introduziu na arte. A pessoa que muitas coisas me ensinou, da torta de maçã à pintura, da honestidade e caráter, a pessoa que dominava com perfeição todos assuntos e que tinha um ótimo papo... a pessoa com quem eu desabafava, que ouvia e aconselhava, era justo a ela dedicar a melhor tela.

Foi um tela demorada, ainda que pequena em tamanho (50x40), levei alguns dias para terminà-la.

Minha tia já estava em casa, e eu com pressa em terminar a tela, simplesmente pela emoção que ela demonstrava sempre que eu mostrava alguma tela finalizada... Mesmo quando eu não gostava do resultado de alguma tela, minha tia largava aquela xicarazinha de café na mesa e vinha em minha direção, eu levantava a tela contra a parede e minha tia largava um forte e alegre "pou, velho!" seguido de um sorriso, que logo me fazia pensar, "deve estar boa mesmo a pintura", afinal de contas ninguém era tão verdadeira quanto minha tia.

Minha tia era sempre a primeira a ver minhas telas, não porque ela era a mais dedicada a sempre comprar material e dar força, mas sim pela reação única dela que me levava a sempre continuar a pintar.

Anjos existem... e minha tia era um deles, ou melhor, é!
Terminei a pintura que seria dela, finalmente após 5 ou 6 dias, dessa vez foi diferente e ela foi uma das ultimas a ver, mostrei a minhas irmãs, minha mãe, mas quando minha tia viu... a reação era parecida com a de antes dela ficar doente... ela estava fraca, ainda assim se emocionou em vê-la eternizada em algo que ela me ensinou, que foi a pintura.

Pintura finalizada, envernizada, assinada... passou um tempo e minha tia piorou, eu ainda tava com esperanças... Por que? Era algo grave sim, mas minha tia quando saiu do hospital a primeira coisa que veio me dizer era que ficaria boa e eu fiz o convite de que íamos voltar a pintar juntos, ela falou que não saberia pintar tela, mas eu disse que errando ou acertando o importante era que ela estaria tentando e isso ia fazer bem pra ela novamente. Um sonho bom, voltar a pintar com minha tia, aprendendo ambos juntos...

E com essa força que ela teve em lutar, a vontade de ficar boa é que me fez ter esperanças até o fim.

Eu cheguei até aqui nesse nível de pintura apenas tentando, pegando cada vez pinturas mais difíceis pelo prazer de no fim vencer mais um desafio, mas meu maior desafio na vida está sendo não ter minha tia comigo pra ver meu progresso de perto, mas devo pensar que ela de algum jeito está vendo, e essa energia e satisfação de vencer os desafios é que devo deixar que se eleve até chegar a ela.

Para mim ainda está difícil ver a tela que fiz para ela, na verdade fiquei um tempo sem querer ver todos os quadros que fiz, mas minha tia sempre quis nos ver bem e fazia tudo para isso, seria injusto agora fazer o inverso.

Uma vez, antes dela ficar doente, eu falando sobre telas, acabei falando que pretendia pintar uma das araras que ela ia gostar muito, pois era bem colorida a tela, muitos detalhes... Mas quando ela ficou mal de verdade, eu apenas quis desistir da pintura pra sempre... O que minha irmã mais velha fez foi cochichar no ouvido de minha tia, ainda na UTI, que eu faria o quadro das araras... Uma promessa.

Há vinte e nove dias minha tia nos deixou aqui na terra para ir para junto do Criador, um lugar melhor no qual ela irá finalmente alcançar a felicidade que não seria possível para aqueles que vivem aqui na terra, com tudo isso que vemos nos dias de hoje...

Cinco dias atrás, eu terminei minha tela das araras... Promessa cumprida.

Hoje o que peço aqui é mais importante do que seguidores ao blog, ou coisas do tipo... Só o que peço é para aqueles que puderem colocar o nome de minha tia Joanita em suas orações, sempre que puderem, e desde já agradeço.

Peço desculpas por não ter colocado nesse dia de hoje a postagem que prometi no post anterior sobre os materiais de pintura, mas irei fazê-lo na próxima postagem, e o bônus de mais uma tela.

Obrigado a todos, e àqueles que pretendem ingressar no mundo das artes, mesmo que ache ser difícil, tentem superar a dificuldade inicial e você se verá progredindo a cada dia mais na pintura. É possível!

6 comentários:

  1. Com certeza ela continua vendo suas pinturas, e mais ainda, vendo você produzindo cada detalhe. A mais nova pintura, das araras, ela foi a primeira a ver e deve ter dito novamente "Pô, velho" Você está indo longe mesmo!"

    ResponderExcluir
  2. Ela é um anjo mesmo. Santa Joanita, a que abre os braços e acolhe a todos que a chamam.

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem Paulo. Pô veio!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos pelos comentários :)
    É difícil sem ela aqui para que eu possa ver a alegria dela ao ver as pinturas, as ideias, as dicas e sugestões. Mas é isso, tentando vencer.
    Segunda-feira irei continuar as postagens voltando aos materiais que utilizo na pintura em tela, e preparar algo voltando às origens, a pintura com stêncil. Continuem acompanhando o Blog e ajudando a crescer mais e mais para com isso ajudar aqueles que gostariam de começar na pintura e também aos que querem apreciar minha evolução na arte.

    ResponderExcluir
  5. Mas ela está aí... Com vc... Te admirando orgulhosa!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Valeu Gabi e a todos pelos comentários :)

    ResponderExcluir