Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Lavou ta novo

Beleza, pessoal?

Bem, para complementar a postagem anterior, irei colocar algo aqui ainda sobre Stencil, que espero ser útil a vocês, amantes da pintura com Stencil, mas dessa vez a técnica será aplicada em outra superfície que não o tecido.

Quando fiz essa pintura eu nem pensava que um dia ia montar um blog sobre pintura, muito menos compartilhar esse trabalho.

A história dessa pintura é que na época eu fiz uma mini reforma aqui em meu cantinho, eu estava motivado para que essa reforma acontecesse e queria que tudo ficasse bem arrumado, tudo bem novinho. Mas no meio da reforma tinha um pilão. Ele era grande, feito com aquele material que era utilizada nas caixas d'água antigas: o amianto (como uma liga leve de cimento).

Esse pilão é bem antigo, não lembro como ele veio parar aqui no primeiro andar pois é difícil passá-lo pela escada bem como pelas janelas que foram colocadas, mas eu sei um pouco a história do pilão, apesar de que, se bobear, ele é mais velho do que eu.

Ele foi trazido para minha casa por uma outra tia minha, há muito tempo atrás. Lembro dele quando eu era criança, ele servia como um vaso grande de plantas, e por ele já passaram várias plantas ornamentais. Com o tempo as plantas acabaram, o pilão foi esvaziado e então largado em um canto qualquer, que mais tarde veio a se tornar o meu cantinho.

Deixado no canto, ele parecia não ter tanta serventia, o destino dele era ser quebrado e, então, jogado fora, segundo palavras da minha mãe e também da minha tia Joanita. Mas eu não sou muito de jogar algo antigo fora, algo que teve sua história, e com isso eu vi aquele pilão de uma outra forma.

Recuperação, tratamento, transformação... Foi assim como na história do meu cavalete de pintura, lembram?

O que fiz primeiro foi lavar bastante o pilão, com uma vassourinha de piaçava, para que fosse retirada toda parte solta; restos de massa de cimento foram raspadas com uma espátula de aço, e todo o limo acumulado também foi retirado com vinagre e bicarbonato.

Agora era o tempo de secar o pilão completamente.

Casa novinha mas o pilão ainda não estava bom o suficiente para combinar com o resto do meu canto.

pilão de amianto
Pilão depois de lavado.

Bem, temos acima a foto do pilão já lavado e seco, mas como podem ver a aparência dele ainda não é das melhores para servir para algo útil.

- Mas esse não é um blog de pintura e artes, Paulo?

- Sim, e é aqui que irei utilizar o molde que fiz de filme de radiografia na postagem anterior (em vídeo), utilizando apenas tinta de parede (acrílica pvc).

Vocês que acompanham o Blog devem ter lido que falei que o molde de Stencil é bom também para pintura em outras superfícies que não apenas o tecido, certo? 

Pois bem, você pode pintar uma barra decorativa na parede utilizando essa técnica ou pode enfeitar suas mobílias antigas, pode ser utilizada em várias superfícies, no caso utilizei em uma superficie que apresenta um pouco de dificuldade por ser curva, mas esse problema pode ser sanado se você fizer um molde que não seja muito grande e com isso ir adaptando à superfície.

Stencil em parede
Stencil pintado em parede
Stencil em parede
Melhor forma de pintar com stencil em parede.













Temos acima dois exemplos de pintura em parede com Stencil, e vocês podem encontrar outros exemplos muito bonitos também. E, uma observação, no caso do Stencil utilizado na parede, o ideal é pintar com auxilio de um rolinho de espuma com pouquíssima tinta ou espuma molhada em tinta dando batidinhas. A tinta deve ser pouca e consistente para que não escorra na parede.


Stencil em pilão

E aqui está o resultado: O pilão que seria destruído pode agora enfeitar o ambiente e ainda ter suas serventias. Pode ainda se tornar um canteiro com belas flores (aconselho impermeabilizar), pode servir como mesa para seus artesanatos, ou para estudo e por aí vai, a nossa imaginação é livre para que possamos usá-la.

Stencil em parede
Pilão já finalizado

stencil-em-concreto


No meu caso escolhi usar como mesa, e dentro dele guardo coisas pequenas, fiz pés para ele usando tampas plásticas de garrafa pet para que não arranhasse o chão.

Bem, então é isso, espero que tenham gostado de mais essa transformação de um objeto inútil em algo legal, e também outra forma de aplicação do molde desenvolvido na postagem anterior.

Agora acredito que postarei apenas telas para que possam ver como anda minha evolução na pintura, se as árvores ainda me causam pesadelos, e se já apresento um estilo próprio de pintura, vamos então para a 6ª tela?

Vamos, vamos, VAMOS!

Obrigado a todos pela visita ; )


3 comentários:

  1. Ótimo esse post. Já estou com várias ideias na cabeça para usar o molde vazado para decorar o quarto das crianças. Obrigado por partilhar suas técnicas!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, com uma simplicidade e dedicação, vc consegue extrair algo de bom em algo que, aos nossos olhos, seria descartável e já sem valor algum. Vc está de parabéns, meu maninho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!
      Obrigado meu jovem :)
      Espero que esteja curtindo o Blog e continue acompanhando.

      Excluir