Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Cabana


Olá pessoal, tudo bem?

Vou hoje falar sobre uma tela que foi uma das primeiras que pintei, não sei se a sexta ou sétima... Bem, essa tela contém muitos elementos antigos que já pintei em outras telas, mas também traz alguns elementos novos, que é o caso da neblina, montanhas nevadas e rochas.
Falando um pouco sobre esse trabalho, destacando a pintura e não a técnica aplicada, é uma tela que gostei bastante de pintar, sendo uma das quais me passou um sentimento bom ao executá-la por causa da riqueza de detalhes, da paisagem ao fundo, do contraste suave das cores...
Quando seleciono algo para pintar, procuro mais detalhes para que a tela se torne uma novidade a cada dia que o espectador olhar para ela, ou seja, detalhes que antes você não percebia, hoje acaba encontrando. Um exemplo são os pássaros sobre o telhado de palha, ou a fina queda d'água distante entre a vegetação encoberta pela neblina... daí por diante.
Talvez esta tela retrate uma cabana na qual muitos gostariam de morar, pela calma e tranquilidade que ela desperta quando a apreciamos. Estranho o que tintas e pinceladas em uma tela de tecido é capaz de criar, não é? Separadas e sem direção acabam criando nada mais além de manchas, mas quando bem aplicadas e misturadas acabam criando bons resultados.
Parando agora de filosofar sobre essa tela, podemos ingressar na parte mais técnica da pintura e visualizarmos como está minha evolução na pintura, afinal é disso que se trata esse blog, certo?

Para começar colocarei cada pedaço que compõe a tela, em detalhes, afinal será que quando a descrevi acima, o resultado real será como você imaginou?

pintura-acrilica-montanha

Quase toda a paisagem ao fundo é coberta pela neblina. Não sei se é comum a forma como outros pintores fazem esse efeito mas eu utilizei apenas um pincel super macio com pelo de marta e a tinta ainda levemente úmida.
Na vegetação também temos a neblina mas parte dela tem uma iluminação para mostrar que há raios de sol em algumas folhas.

pintura-acrilica-neblina 

Ainda na figura acima, um pouco abaixo das montanhas, nos deparamos com uma fina queda d'água que sai do meio das árvores, terminei colocando mais uma névoa nessa parte para dar a impressão de que era formada exatamente pela água da cachoeira.

pintura-acrilica-arvore

O que temos nesta outra parte é um pouco do céu ao fundo que foi pintado com um azul tão suave que quase chega a ser branco, mas eu pretendia conseguir o contraste certo com toda a paisagem de fundo.
Já as árvores, bem... preciso continuar treinando, não é? Quanto mais próximo elas estão, mais detalhadas devem ser pintadas, por vezes chegando até a ser mostrada folha a folha, a depender da distância que pretendemos retratar em relação ao observador. Se eu refizer essa pintura futuramente, é mais um detalhe que pretendo mudar.

Olha, é uma chaminé?! Detalhes para uma pintura rica.

pintura-em-tela-detalhe

E aqui temos o detalhe do telhado, utilizando algo rústico que combinou bem com o resto da paisagem.
Percebemos alguns detalhes como pássaros ao longe e o traçado simples das palhas com leve iluminação utilizando a tinta branca, nesse caso aplicada para dar volume à pintura.
Também, claro, há o sombreamento para ajudar nessa parte das palhas e a sombra projetada em partes da parede que torna a pintura mais realista.

pintura-em-tela-acrilica 


Bem, aqui vemos a pintura completa. Tive ainda bastante dificuldade tanto nas rochas quanto nos matos e gramas que estão ao redor dessa cabana rústica. Vi recentemente que tem uma técnica mais fácil de fazer as rochas, a dica é a tinta se misturar no pincel, duas tonalidades, uma clara e outra escura e, rodando o pincel, cria-se o efeito e, consequentemente, está pronta a rocha. Eu fiz isso em uma outra tela que acabou ficando com minha mãe e irei mostrar futuramente aqui no blog.
Coloquei ainda algumas flores, algo bem simples, junto à algumas rochas, assim como sombreamento nos matinhos, efeitos também nas paredes da cabana que a tornasse mais rústica, mais desgastada pela ação do tempo.

pintura-em-tela-acrilica

Finalizada, aqui está o resultado da tela e da palheta de pintura :)
Não desenvolvi a paisagem, apenas utilizei como guia para aperfeiçoar minha técnica na pintura autodidata.

Essa tela combina com uma moldura um pouco escura, quase tabaco, mas isso fica a cargo de cada um, pois tem vários elementos envolvidos quando se escolhe a moldura, por exemplo, em que local da casa o quadro será exposto. Futuramente tentarei colocar no blog um link para vocês simularem molduras para ver se combinam.

Finalmente, o que vejo é uma cabana na beira de um precipício mas que esbanja uma beleza rústica, e é quase possível sentir a brisa que vem lá das montanhas e árvores... E vocês, veem o mesmo?

Participem, continuem comentando, seguindo o blog e compartilhando.

Obrigado a todos pela visita.


4 comentários:

  1. Realmente, dá um friozinho de ver a tela, um frescor da paisagem. Terá o passo a passo? Quero praticar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é uma tela antiga, quando eu ainda nem pensava em ter um blog algum dia, com isso acabei não fazendo um passo a passo dessa tela, mas irei postar um passo a passo de outras telas que estou pintando recentemente.
      Obrigado pelo comentário, Reni! :)

      Excluir
  2. Maravilha de postagem. Que quadro agradável! A cada postagem que você faz eu fico mais feliz quando leio. Valeu por partilhar com todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, continue acompanhando o Blog, vem muita coisa boa ainda!

      Excluir