Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

domingo, 4 de outubro de 2015

Primeira Tela

Bem, conforme postei anteriormente, vim mostrar e falar um pouco sobre minha primeira pintura em tela.
Comecei em uma tela pequena, com um desenho simples mas que continha todos elementos que eu gosto de ver em um quadro.
tela-pintura-acrilica
Primeira pintura em tela 20x30cm


Era como um novo aprendizado mas com a vantagem de já ter noção de como aplicar certos efeitos à pintura, como novamente sendo dito, sombreamento e luminosidade para destacar a pintura, dar vida e perspectiva. Mas ainda tinha muito a melhorar.
Dos elementos que podemos observar nessa primeira tela, todos eram novos pra mim, exceto a casinha que eu já tinha mais experiência quando fazia a pintura porcelanizada em Organdi¹.
Vi o quanto era difícil pintar árvores, na verdade, vegetação em geral, em um simples gramado era bastante difícil encaixar o sombreamento na parte correta, e confesso que até hoje as árvores me tiram o sono pela complexidade, é aí que percebemos o quanto a natureza é perfeita... no final da pintura observamos a natureza de uma outra forma, com um olhar mais detalhista.
Uma coisa que temos de notar quando pintamos árvores é que existem várias espécies, exemplo: multi-folheadas, aquelas com muitos galhos à mostra e pouca folhagem; outras com folhas pequenas e copa cheia; outra de folhas grandes; outra com longo tronco e a copa alta como podemos citar as araucárias e que apesar de parecerem simples pela pouca folhagem e o tronco longo, ainda assim é um grande desafio para quem está começando.
Dito isso, vimos um pouco da complexidade da pintura paisagista, mas veremos mais a frente que no final das contas, apesar da diversidade de vegetação, tem técnicas que podem torná-la mais simples conforme a técnica vai sendo aprimorada, como também vocês vão perceber, ainda que pouco, meu progresso em pintar árvores e gramas.
Na pintura porcelanizada a característica marcante era a luminosidade das flores, e isso era obtido com a tinta branca, mas o mesmo não ocorre aqui na pintura sobre tela, foi mais um erro meu. Se queremos algo mais realista e com um acabamento melhor, temos de buscar essa iluminação em outras tonalidades, mas é mais simples do que você pensa.
Vamos dar uma olhada na natureza. O que nós conseguimos perceber?


arvore
Árvore pouco folheada sem luminosidade, contra a claridade.

arvore-verde
Árvore pequena com iluminação quase total


arvore-grande
Árvore completamente iluminada com iluminação superior.
Na primeira árvore percebemos que, além dela ter poucas folhas, e essas folhas serem pequenas, a árvore está contra a claridade, o que dá a impressão de que ela é preta e com isso não tem iluminação.

Na segunda já percebemos a iluminação, caso fosse uma pintura em vez de fotografia, seria feita da seguinte forma: uma árvore pintada com um verde levemente escuro, mas a iluminação dela é toda feita com um verde bem mais claro, que no caso aqui, diferente da porcelanizada, não é feita com a cor branca, pois ela está distante do observador.

E na última árvore podemos verificar que é uma iluminação completa. Pela sombra percebemos também que dá a impressão de que o sol está sobre essa árvore, com isso o pouco sombreamento utilizado pra dar efeito de separação da folhagem, é feito com um verde escuro na parte superior e já próximo ao tronco, em vez do preto, e partes que o sol realmente não alcançou, aí sim seria pintado com preto.
Bem, claro que isso tudo é meu ponto de vista, minha visão pessoal que eu gostaria de compartilhar com vocês e que, pode ser que tenham outra visão quanto a isso, já que ainda estou em um eterno aprendizado na pintura, mais ainda na pintura realística, e isso é um processo que é demorado até chegar a perfeição.

Falei então das árvores nessa primeira tela que pintei, observamos também que teve alguns erros nos arbustos, mas nós veremos mais à frente que a técnica para pintar a copa das árvores também são empregadas para pintar arbustos e, às vezes, algumas espécies de gramados.

Bem, claro que nessa tela tem outras coisas também, como o caso da pequena cachoeira ao fundo e o riacho que é formado.
Para a primeira tela, até compreendi rápido a técnica sobre pintar água, mas ainda estava meio cru... O que define a cor da água? Li certa vez que essa cor tem a influência da vegetação ao redor e também do céu. Então vai depender da visão do observador e das cores que cercam esse elemento.
Não ficou tão mal pois consegui refletir além da cor do céu, um pouco da vegetação, e próximo à margem foi feito uma leve reflexão das árvores. Foi também utilizado o branco pra dar efeito de movimento da água e esse efeito quase sempre é feito com essa cor, como a gente observa na natureza.


rio e reflexo
Reflexo e cores

Rio
Movimento das águas

Bem, finalizando esse post, foi mostrado o meu primeiro trabalho iniciando na pintura acrílica sobre tela. Espero que vocês tenham gostado, e sigam o blog, pois irei postar ainda muitas outras telas e a evolução da minha pintura, de maneira autodidata[²], e muito em breve também um vídeo passo a passo de como estou pintando nos dias atuais.

Graças a Deus tive uma tia que não foi só professora em minha primeira pintura lá na minha pré-adolescência, mas também uma pessoa que me apoiava e defendia muito na pintura e em todas a coisas, e terminar uma nova tela e mostrar à minha tia Joanita era a minha maior satisfação, pois mesmo essa primeira tela que não gostei tanto, eu vi no rosto dela a felicidade e admiração que foi para ela, e percebo até hoje o quanto era importante para mim as palavras que ela dizia sobre minha arte.


Mais uma coisa, quem está começando deve pintar logo na tela ou tem outra maneira de treinar? Bem, na próxima postagem irei mostrar as que fiz, após essa tela pequena, ao qual utilizei outros materiais para meu treinamento na pintura acrílica e dicas importantes sobre a tinta acrílica.











[1]Organdi - francês organdi, é a designação de um tecido originário de Urganje, região russa situada no antigo Turquistão, famosa na Idade Média por seu mercado de seda. Na língua portuguesa, passou a denominar uma espécie de musselina, um tecido transparente, mais consistente que a seda, mas igualmente leve, e com um preparo especial, um acabamento engomado que lhe confere uma certa consistência.
O musseline é purgado para retirar toda a goma, e somente depois é tingido ao passo que o organdi perde na purga somente 10% da goma (tinto em cru), dai se explica o toque engomado.
 fonte: wikipédia

 [2] Autodidata - Autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem
 fonte: wikipédia



Fogos-de-artificios
OBRIGADO A TODOS PELAS 300 VISUALIZAÇÕES!

6 comentários:

  1. Essa é a primeira tela? muito boa! vou comprar material e esperar as dicas de pintura.

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim! foi a primeira tela que pintei e ainda tem muitas outras telas que irei postar aqui no blog. :)

    ResponderExcluir
  3. Pintar árvores é difícil mesmo. Se não fizer com apuro fica chapada e artificial. Treino, treino, treino.

    ResponderExcluir
  4. Isso aí Reni, ainda continuo treinando, sendo mais complicado no meu caso as árvores, rios, e montanhas. Pretendo aperfeiçoar cada dia mais minha técnica e desenvolver uma técnica própria, minha marca registrada através da autodidata.

    ResponderExcluir
  5. Você é um gênio talvez nunca se tenha dado conta disso mas é muito dedicado e aprende as coisas e aprimora com maestria seus quadros são ótimos!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu João! é um trabalho árduo mas ainda busco aperfeiçoar a cada dia mais as telas que hoje me dedico, graças aquela que me iniciou nas artes plásticas, minha tia ao qual sempre tentei aperfeiçoar ao máximo minha técnica pra que sempre levasse a alegria e satisfação à ela e aos admiradores das artes plásticas.

    ResponderExcluir