Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Segunda Pintura - Dia de treinamento

Bem, conforme falei no final do post anterior, hoje irei mostrar um pouco sobre meu treino em materiais que não a tela de tecido.
Em primeiro lugar, escolhi esse treino para que não houvesse o desperdício de material, por eu não me considerar realmente pronto para passar direto à tela de algodão e para diminuir os gastos caso as pinturas não saíssem como eu acredito que deveriam ser.
O material que escolhi para a minha segunda pintura foi um material bem fácil de encontrar em qualquer papelaria: a cartolina.
Cartolina branca

Bem, sabemos que a cartolina é vendida em diversas cores mas o recomendado é que seja utilizada a cor branca, caso vocês queiram usar esse material para treinamento. A única vantagem da cartolina que eu notei foi a questão do preço em relação à tela de algodão.
As desvantagens que eu notei é que, como costumo utilizar a tinta acrílica e ela por si só já tem uma secagem rápida, então o que devemos fazer é usar um produto que se chama medium acrílico (do qual eu irei falar mais à frente) misturado a um pouco de água para a tinta deslizar melhor e secar mais lentamente, mas como a cartolina absorve água facilmente esse material acaba se tornando não muito indicado para a pintura com essa tinta, sendo aconselhável apenas um uso mais equivalente ao guache em trabalhos escolares.

Dito isso, ainda assim eu fiz uma pintura na cartolina para testar o material e se era viável ou não para o treino das técnicas de pintura com baixo custo e pouca perda de material.


Pintura acrílica em cartolina

Pintura em cartolina com tinta acrilica
Detalhe


Outra desvantagem sobre pintar em cartolina é que, como a tinta vai secando rápido a cada pincelada, fica difícil fazer muitos efeitos bacanas, principalmente na questão do sombreamento, já que seria como se você estivesse limpando/secando o pincel em um papel. Se a tinta secar muito rápido você não conseguiria fazer o sombreamento que depende da tinta anterior ainda estar úmida, como outros elementos, por exemplo, reflexo na água, a grama, o céu com nuvens... árvores você até consegue com técnicas que irei detalhar em postagens futuras, por não depender de arrastar o pincel na superfície. 

Outro material que também testei foi o papel sulfite (aquele que você usa na impressora). Bem, apesar de ser mais fino ele teve quase o mesmo desempenho da cartolina, pois você teria de usar o pincel um pouco úmido e não conseguiria realizar efeitos bons da pintura.
Pintura feito em papel sulfite
Teste de pintura feito em papel sulfite


- Mas, e então, Paulo, meu bom homem, não tem nada que eu possa utilizar para treinar pintura? Terei de ir direto à tela?
A resposta para essa pergunta nós veremos agora.
Eu consegui dois materiais que podem ser bons para você treinar e, caso a pintura fique bem feita, você ainda pode emoldurar e colocar na parede! Bacana né?

O primeiro é um papel que é utilizado exatamente para diversos tipos de tintas, combina até mesmo com a aquarela (que é uma tinta bem líquida), então dá muito certo com a tinta acrílica que é mais pastosa.

papel Canson®.
Papel Canson® em detalhe

Por essa imagem já percebemos a diferença na gramatura do papel canson comparada ao sulfite e cartolina. Com essa gramatura a tinta consegue deslizar melhor e o papel não a absorve muito rápido.

Bloco de papel Canson®.
Bloco de papel Canson®.

Papel Canson para tinta acrílica.
Papel Canson® especial para tinta acrílica.

E aqui temos os blocos que vem diversas folhas. O primeiro você pode escolher por tamanho, cor, gramatura... Depende do gosto em escolher uma gramatura maior ou menor, além da questão de adaptação ao uso do material.

O segundo bloco de papel tem a gramatura de 400g/m² no tamanho de 32x41cm com 10 folhas. Esse é importado, mas o preço não é tão elevado, ficando na base de R$ 50,00 a R$ 60,00, lembrando que são 10 folhas. Esse valor equivale a uma tela grande de linho no tamanho 40x50, ou uma tela de algodão chassis simples 60x120.
Bem, temos aí as vantagens de utilizar o papel Canson®, que seriam o bom deslizamento e cobertura de tinta no papel, tempo razoável de secagem e poder utilizar água e medium acrílico para preparo da tinta a ser aplicada no papel, baixo custo do bloco contendo várias folhas, baixo peso do material, melhor para transferir o risco do desenho que será pintado com auxilio de lápis e, finalmente, pode ser emoldurado.
Apesar de tantas vantagens, ainda tem algumas desvantagens que seriam: acabamento semiprofissional, ainda assim ele segura um pouco a tinta se comparada à pintura em tela. Caso a tinta seque não pode ser mais retocada, são essas desvantagens que tive em relação a tela de algodão.
Para não esquecer irei demonstrar aqui alguns trabalhos que fiz com a utilização do papel Canson®. No meu caso usei o papel na cor creme, gramatura 140g/m² e um bloco com 20 folhas.

Pintura em papel Canson®
O mar... quando quebra na praia é bonitoooo...


Efeito de transparência nas nuvens, rochas com sombreamento, também há sombreamento na crista da onda além de iluminação com cores secundárias.

Pintura em papel Canson beagle
Paz e amor, brow...paz e amor.
Pintura em papel Canson Beagle
Terceira pintura: meu lindo beagle baseado em fotografia.


Ainda em papel canson®, o beagle com muitos efeitos nos pelos, sombreamento, reflexo nos olhos e iluminação nos olhos e focinho.
Alguém me pediu para pintar esse beagle, quer dizer, não sei bem se foi um pedido mas gostei tanto da ideia que eu acabei pintando... Foi um dia bom... (me perdi em lembranças, ops).
pintura em papel canson
Um das muitas pinturas que minha tia amou.


Bons efeitos no céu e mar, areias e o reflexo do barco na água rasa...

Podem ver que, como o papel Canson® não tem a firmeza do bastidor da tela, o que faço é colar o papel em um papelão bem rígido com auxílio de uma fita adesiva, e assim apoiar no cavalete para pintar.

Pintura Acrílica em Papel Canson
Todos efeitos possíveis em uma só pintura - Papel Canson®


Foi uma das minhas pinturas favoritas pois ela tem todos elementos que eu gosto: casas, água, árvores, montanhas distantes... difícil? não, graças que a maior parte da pintura são as casas, o que considero ser o mais fácil de ser pintado.

Bem, como eu mencionei lá em cima, uma das vantagens desse papel para pintura é que ele pode ser emoldurado, certo? Com isso minha tia gostou tanto dessas duas últimas pinturas que resolveu emoldurar. Eu nem mesmo sabia que ela tinha levado. Sempre me fazendo surpresas...
Além da moldura, foi colocado também um vidro que pode ser necessário ou não, vai depender do gosto do cliente, pois às vezes só o verniz já dá um ótimo acabamento, mesmo sobre papel.
O resultado você confere abaixo:

Pintura em papel Canson emoldurado







Bem, como último material para treinar as técnicas de pintura, eu utilizei também o papel Panamá, ele tem uma boa gramatura. Na verdade eu comprei mas não cheguei a utilizar. Para quem não conhece, é aquele papel grosso que é usado para fazer caixas... aquele mesmo da caixa de pizza. 

Papel Panamá
Papel Panamá

É um papel que não costuma sair muito caro, veja só:  Papel Panamá natural n .60, 1125g/m2 80x100cm Spiral PT com 5 folhas por R$ 20,00 e em uma gramatura menor como a n. 120, 520g/m² por apenas R$ 11,00 (buscando valores na internet).

Eu acabei voltando a pintar diretamente na tela de algodão mesmo pois havia efeitos (os mais realistas da pintura) que realmente só se consegue na tela como, por exemplo, reflexos na água.

Bem, conhecemos hoje acerca de alguns materiais baratos que podem ser utilizados para aqueles que desejam treinar a pintura antes de começar a usar a tela, e também demonstrei o resultado de como foi meu treinamento nesses materiais.

Na próxima postagem vou tentar falar um pouco de todos os materiais que utilizo na pintura e detalhando sobre cada um e, claro, vamos ver meu progresso na pintura acrílica sobre tela com as telas que pintei após esse treinamento.

Continue seguindo o Blog, comente e, caso queira, entre em contato direto comigo através do formulário de contato que tem na lateral direita da página.

Continue ajudando o Blog a crescer divulgando para seus amigos e familiares. ; )

2 comentários:

  1. Esses quadros são em papel Canson? Se você não dissesse eu nunca ia saber. Perfeito! e o vidro dá um acabamento incrível! Rapaz!

    ResponderExcluir
  2. Sim, papel Canson. No caso o vidro é mais empregado apenas no caso da pintura em papel mesmo, em caso de tela de tecido pelo que andei pesquisando, não é bom utilizar.

    ResponderExcluir