Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

sábado, 17 de outubro de 2015

Lições de minha tia, pintura com Stencil e vamos aprender!

Olá galera!

Bem, lembram da postagem anterior? (não leu ainda? corre lá!!) No final eu prometi que nessa próxima postagem eu ia falar um pouco sobre a pintura em Stencil, confere?

- "Ahhh Paulo... mas não estávamos já voltando a pintura em tela?"
- Sim, pequeno gafanhoto, estávamos, mas por baixo dessa ponte evolutiva ainda vai passar muita água, e dela vem grandes acontecimentos.

Voltarei brevemente a esse assunto da pintura em tela mas, nesta postagem, estarei atendendo a algumas pessoas que visitaram meu blog e solicitaram uma amostragem sobre a pintura em pano de prato, aquela que eu mencionei da época em que minha tia me iniciava no universo da pintura com o uso do molde vazado ou, se preferir algo mais chique, Stencil. Então como é de fácil e rápida execução acabei voltando um pouco para trazer à vocês essa técnica.

Para o bom entendimento da técnica do Stencil eu procurei ensinar o melhor método para que não fique muitas dúvidas, e para isso eu escolhi passar esse conhecimento através de vídeos, imagens e, claro, textos bem detalhados.

Lições de minha tia... Bem, vocês já leram sobre como comecei na pintura e sabem que minha tia foi a idealizadora e grande incentivadora para que isso acontecesse, ela no decorrer de toda sua vida sempre passou a todos a sua volta informações preciosas em todos os assuntos, tendo como foco a pintura irei passar então a vocês algumas dicas que serão úteis para iniciantes na técnica da pintura com molde vazado como complemento a pintura à mão livre.

Sim, a pintura que será destacada aqui acaba englobando ambos, mas não se preocupem, não vai ser necessário saber desenhar para fazer uma pintura à mão livre, dicas meus amigos e amigas... aproveitem as dicas...Vamos a elas:

Primeiramente eu preparei um vídeo curto de três minutinhos em que mostro como fabricar seu próprio molde vazado durável utilizando filmes de radiografia sem utilidade e que vocês certamente iriam descartar (a não ser que guardem para ver algum eclipse solar).

Dicas da tia Joanita:

Minha tia me ensinou, após muitos anos, a fabricar um molde que fosse mais durável do que o simples molde de cartolina que acabam se deteriorando em pouco tempo, e ela me deu duas dicas.

1 - Fabricar o molde de cartolina, mas impermeabilizar ele com parafina derretida. Como eu acho essa maneira pouco acessível e também mais perigosa para vocês por envolver fogo e parafina quente, então prefiro passar para uso a segunda dica. (Caso queiram mais detalhes posso responder no comentário)

2 - Molde Vazado feito com filme de radiografia. Será necessário pouco material para fazer isso, e será bem rápido, demorado apenas o processo de retirar a tintura preta do filme (a prata).

Eu preparei um vídeo, e também irei mostrar em resumo por imagens, mas aconselho que acessem o vídeo por ter uma pequena dica da próxima postagem nele.



Você pode ver o vídeo maior clicando no ícone "assistir no YouTube"

stencil em acetato

Materiais para confecção do molde em filme de radiografia (acetato):

Você vai precisar do filme de radiografia, água sanitária (hipoclorito de sódio), água, esponja ou escova, estilete e o desenho que você quer para molde.

1 - Em uma vasilha você vai colocar um pouco da água sanitária e um pouco de água para cobrir o filme de radiografia.

2 - Deixe repousar por 5 à 10 minutos.

3 - Caso precise, use uma escova ou esponja para retirar a tinta preta, esfregue o filme dentro da solução de água sanitária mais a água. Nessa etapa já deve soltar com facilidade toda a tinta (preta).

4 - Vai estar assim após ficar de molho. Enxugue e vamos ao próximo passo.

5 - Com o desenho em mãos, pregue ele na tábua ou sobre um papelão com auxílio de fita adesiva, cole sobre o desenho também o filme de radiografia que você limpou.

6 - Agora recorte o filme com auxílio do estilete com cuidado e paciência. Pronto, você tem agora um molde para utilizar na pintura em tecido, mas também em parede e outras superfícies.

stencil pilão
Um gostinho para vocês, querem ver mais?
É importante que após o uso dele, quando vocês pintarem algo, sempre limpar retirando toda a tinta com ajuda de um pano úmido.

Tivemos aí mais uma dica de minha tia, essa foi a confecção de um molde em stencil, mas no próximo vídeo irei utilizar um feito de cartolina por ser apenas para demonstrar a utilização do molde na pintura.
No vídeo completo irei mostrar desde a confecção do molde até a finalização da pintura.

Outras dicas que é bom dizer antes de começar ao próximo assunto:

Ao comprar o tecido, é bom antes lavá-lo apenas com água mesmo pois se for aqueles tecidos que tem goma na trama, faria com que a pintura não durasse muito tempo.

Outra dica importante para firmar a tinta no tecido: Minha tia sempre dizia que era bom colocar o tecido um pouco no sol após a pintura para a tinta segurar mais no tecido.


Bem, para essa postagem não ficar tão longa, eu irei agora mesmo entrar em nossa segunda lição de hoje que é a Pintura com Stencil, mas ela será mostrada em duas formas, em fotografias e em vídeo.

Vamos esclarecer sobre a apresentação nesses formatos.

Um vai complementar o outro, mas ainda assim, há coisas que você só vai entender assistindo ao vídeo, no exemplo, eu posso citar o movimento e direções que o pincel deve seguir para que não saia uma pintura borrada, assim como usar o efeito de sombreamento e clareamento da pintura. O vídeo está narrado passo a passo, as imagens serão apenas um resumo desses 37 minutos de vídeo dividido em 4 etapas: preparo do tecido a ser pintado, confecção do molde em cartolina, pintura e a finalização à mão livre.






molde vazado
Vamos precisar de: Cartolina, Papel Carbono, Fita crepe/adesiva, Estilete e lápis.


Bem, temos aqui na imagem a primeira parte que é a confecção do molde.
Abra a folha da cartolina e então coloque sobre ela o papel carbono fixado na cartolina com ajuda da fita crepe, em seguida fixe sobre o papel carbono o desenho que você quer transformar em molde para a pintura do tecido.





cartolina paulowolf
Desenho transferido, retire então o papel carbono e comece a trabalhar com o estilete, preste atenção agora, nessa parte iremos recortar só as partes maiores que seriam os pássaros, flores, folhas maiores, miolo das flores.
Algumas folhas menores não precisam ser recortadas pois é possível pinta-las à mão livre.
Eu dividi a asa dos pássaros do corpo para pode-los pintar de cores distintas, no caso corpo amarelo com asas azuis, e também aplicação melhor de sombreamento.


molde vazado
As folhas maiores que recortei, não o fiz por inteiro a ponto de destacá-las do molde, acho mais cômodo para que não se percam as peças, deixei a ponta da folha ainda presa ao restante do molde, como podem ver na imagem.





molde vazado
Terminado de recortar o molde, vai ficar assim. Observem bem que as folhas, eu deixei ainda fixada no molde apenas as pontas e as coloquei para cima.

Observem também que eu cortei apenas as folhas maiores, pois as menores não é interessante que sejam cortadas pois só daria mais trabalho para vocês na hora de remontar o molde e também pela probabilidade de que a tinta vá borrar pela área das folhas por serem muito pequenas fazendo com que o pincel com a tinta entrasse para baixo do molde.

molde vazado em tecido


Detalhe aqui sobre as folhas para não ficar dúvida, deixei pregada ao resto do molde pela ponta das folhas.






Você vai precisar agora de uma placa de isopor (mostrada no vídeo), o tecido que você vai pintar, neste caso optei por um tecido simples de algodão, um pano de prato.

Não pode esquecer também de um papel que absorva bem a tinta, pode ser aqueles papéis de embrulho mesmo, aqueles pardos. O papel é importante para que o tecido não grude no isopor, nem a tinta acabe se espalhando por áreas que você não gostaria que se espalhasse no tecido, ou seja, fora dos limites do molde vazado.

Dito isso, você vai precisar também de alfinetes... não é bom que sejam alfinetes muito compridos, pois  atrapalham mais do que ajudam e isso vai influenciar também na espessura da placa de isopor que pode variar de 2 a 4 centímetros (pode comprar uma placa e cortar, sobrepondo-as em seguida, como fiz no vídeo). Isso é importante pelo fato de que se os alfinetes ultrapassam a placa provavelmente vai te furar caso você pinte sentado(a) com a placa sobre as pernas (como eu fazia inicialmente), ou também arranhe a mesa, entre outras coisas indesejáveis. Se os alfinetes forem curtos demais também não entram o suficiente na placa, vai ficar uma parte para fora prejudicando assim o deslocamento do pincel na hora da pintura, acontecendo esbarrões.

Dadas essas instruções, vamos a montagem do tecido na placa:

Coloque a placa de isopor na mesa (ou onde preferir pintar - eu gostava de pintar sentado com isopor nas pernas) e então sobre ele, o papel para absorver a tinta e, por cima desse papel, o tecido que quer pintar.

Feito isso comece a esticar o tecido com ajuda dos alfinetes. Bem a placa de isopor tem 4 lados, certo? Então você vai arrumar o tecido para que o meio dele fique no meio da placa para que o a pintura não fique mais para um lado do que para o outro (confesso que essa parte minha tia costumava fazer para mim), em seguida coloque o primeiro alfinete, eu começo com um no canto da placa pregando o tecido, e em seguida outros 2 no lado do primeiro, podem ser colocados 3 a 4 alfinetes em cada lado da placa (direita, esquerda, cima, baixo), ao colocar a fila dos 3 a 4 primeiros você vai esticar o tecido para que fique bem estirado, isso é importante para o pincel deslize melhor sobre o tecido sem que ele saia do lugar. Pregou 4, esticou, pregue mais 4 alfinetes, estique e assim vai até o tecido estar todo esticado e pregado de alfinete nas laterais do isopor.

Hora de Arrumar o molde que você recortou no tecido:

Monte o molde no centro do tecido para a pintura não ficar mais em um lado do que no outro e sim no centro do tecido.
molde com cartolina

Ele vai estar assim, todo alfinetado e com todas as peças recortadas em seus devidos lugares.

Você vê na imagem que todos alfinetes estão ainda altos, certo? Empurre-os para baixo até que as cabeças fiquem junto ao molde.

Feito isso vamos agora a parte legal, destacar os pedaços e ir pintando. Como é feito essa escolha?
Aqui não temos muito a questão da ordem como teríamos na pintura em tela.

materiais de pintura

Temos aqui o material que iremos utilizar nessa etapa final.

Os pincéis sintéticos, acho melhor para pintar nesse tipo de tecido. Preferência para pincel tipo broxinha ou pelos longos pois apanha a quantidade certa de tinta e preenche bem o tecido sem muitas pinceladas.

Uma vasilha com água. Eu uso uma própria para isso (lembram dela na postagem sobre os materiais que utilizo?), pode ser substituída por um copo com água, que era o que fazia quando pintava com minha tia.

Um pratinho, ou azulejo, ou qualquer superfície lavável que você possa depositar a tinta para a mistura de cores. Eu poderia utilizar minha palheta de pintura, mas escolhi aqui para vocês um pratinho descartável. Com minha tia usávamos um pratinho plástico que sempre lavávamos após finalizar a pintura.

E, por último, algumas cores de tintas que irei utilizar aqui e que eu tinha à disposição. Lembrando que, foram tintas que eu possuía mas, como já mencionei, já não faço a pintura em Stencil atualmente, hoje me dedico mais à pintura em tela, então comprei apenas uns 5 frasquinhos para não desperdiçar material, e acredite, esses frascos duram bastante, são 37 ml cada, e muitos desses foram de minha amada tia.

Posso passar a lista de cores que utilizei na pintura caso desejem.

molde passaros

Bem, como podem ver aqui, escolhi iniciar a pintura pelos pássaros na seguinte forma (isso fica bem detalhado no vídeo).

Utilizei a cor branca para pintar as partes que ficariam mais claras, nessa figura o papo, a barriga, parte da cabeça e, sem lavar o pincel, misturei no próprio pincel a tinta amarelo ouro e, em pinceladas curtas no sentido de cima do molde para o interior do vazado, é importante esse sentido para não haver vazamento de tinta para baixo do molde e borrar a pintura e também de suma importância que seja colocada pouca tinta no pincel, afinal é mais fácil você preencher o tecido com outras demãos de tinta aos poucos do que retirar o excesso que, nesse caso, iria borrar e estragar sua pintura.

Com a tinta amarelo cádmio eu dei um sombreamento bem sutil em algumas partes que precisam ser sombreada mas não de uma forma muito carregada. Foram elas: as penas da cauda em riscos rápidos com a lateral do pincel;  próximo ao pescoço das aves; abaixo da asa que é uma área que vai precisar de uma carga mais escura posteriormente, afinal você tem de pensar de onde vem a iluminação, no caso escolhi por trás dos pássaros (do mais alto para o que está no nível inferior).

Lembrando que você não vai lavar o pincel ainda, Ok? Continue a etapa do sombreamento agora misturando um pouco do marrom em áreas específicas das aves.

Escolhi carregar mais nessa cor escura, o marrom, bem junto às asas, e na junção, cauda com o corpo das aves, e em pinceladas rápidas. Com a lateral do pincel puxei o marrom destacando algumas penas da cauda da segunda ave, que irá predominar a cor amarela para destacar da outra ave.

Terminada o corpo dos pássaros, irei agora cobrir com o molde essa área e então passar para as asas do pássaro menor, parte da cabeça de ambos os pássaros e corpo e cauda do segundo pássaro maior.

pintura em tecido
Lave e seque bem o pincel ou pegue outro pincel para segunda parte dos pássaros.

Vamos então começar novamente com o branco em toda a parte que queremos mais claridade.
Escolhi a ponta das asas (ave menor), próximo à junção com o corpo, próximo à junção pescoço/cabeça na ave maior, e também cauda da ave maior.

Com o mesmo pincel ainda sujo de branco, agora com o azul celeste iremos passar por quase todo o pássaro, e ficará parecido com a imagem ao lado.

Em riscos rápidos e com o pincel levemente sujo com o azul turquesa ou azul cobalto, comece o sombreamento das seguintes áreas, cauda em riscos rápidos com lateral do pincel e quantidade mínima de tinta no pincel, na junção da cauda com o corpo no pássaro maior, e ainda no pássaro maior você fará um sombreado na junção cabeça com o corpo. Caso queira pode também usar pouco, quase nada, de tinta preta no sombreamento dessas últimas partes que citei.

Feito isso, cubra todas as partes que você já pintou e passe para outra fase (salvou o joguinho?)

molde em tecido

Lave ou troque de pincel e vamos ao próximo.
Escolhi agora passar para as flores. Descobrindo todas elas e deixando os miolos das flores pregadas no tecido, começarei com o branco na parte mais externa das pétalas, ou seja, próximo ao molde no sentido ao centro das flores.
Utilizando o rosa chá, siga o mesmo processo que foi feito com o branco, mas deixando algumas das pétalas mais para branco do que para o rosa chá.

Preste atenção nas folhas e outras flores e veja onde se destacaria as sombras, veja que algumas flores são encobertas pelas flores, assim como algumas folhas encobrem as flores etc... feito isso você vai pegar uma cor mais escura para fazer essas sombras.
Temos aqui dois níveis de sombreamento, um leve e outro pesado.
No sombreamento mais leve você vai utilizar o vermelho vivo, quer dizer, no meu caso eu estava sem essa cor, então utilizei a cor tangerina, que está entre o vermelho fogo e o laranja escuro. Utilize essa cor para dar um efeito no centro das flores próximo ao miolo (veja em vídeo para mais detalhe) com pincelada curta de dentro para fora. Nas pétalas próxima as flores também, reforce com o marrom o sombreamento mais pesado e também sombreie próximo ao miolo.

Feito isso, estão prontas as flores. Cubra, limpe os pincéis e passe para próxima e última parte da pintura com o molde vazado. 


molde pintura tecido
Bem, eu quis utilizar um efeito bacana nas folhas.

Fiz o seguinte, indo mais para o lado da pintura porcelanizada escolhi clarear as folhas.

Comece com o branco mas apenas em um lado das folhas, até o centro da mesma (não é para preencher toda a folha de branco), e ainda com o pincel sujo de branco, passe ele no amarelo ouro (com amarelo pele também ficaria bom), e passe em pinceladas curtas no mesmo local que você pintou de branco.
Do outro lado das folhas que você não passou tinta, você vai pintar, no meu caso com a cor verde maçã (verde claro) toda a parte que tinha ficado sem pintar, até encontrar-se no meio da folha com a tinta anterior, feito isso é hora de escurecer apenas essa parte.
Com o pincel ainda sujo de tinta, passe em um pouco de tinta verde oliva e marrom, em seguida comece a sombrear pela base da folha para a ponta em pinceladas curtas sem cobrar a folha por completo. Algumas folhas estão quase encobertas por flores e outras folhas, para essas escureça um pouco mais com ajuda de um tiquinho de tinta preta, quase nada, misturada ainda no pincel.
Feito isso, vai ficar assim como na imagem, claridade em um lado, sobra esverdeada no outro lado, um efeito meio degradê.

Limpe o pincel ou troque-o.

Terminadas as folhas, vamos finalizar a pintura com o que faltou, o miolo das flores.

Em uma parte do miolo dê leves batidas com o pincel sujo de tinta branca, e comece a sombrear apenas um lado do miolo com o amarelo ouro, seguido de amarelo cádmio, e finalize com o marrom, em pequena quantidade.

Pintura quase completa, hora de tirar todos os alfinetes, com cuidado para não deixar nenhum no molde.

pintura em tecido

Com auxílio de um lápis de ponta macia, comece então marcar alguns detalhes como olhos, bicos e pés dos pássaros.  Caso queira, também pode marcar os galhos, mas acredito não ser necessário.
Agora utilize o pincel filete para fazer os detalhes.
Com a tinta preta faça os olhos, com o marrom pode fazer o contorno dos bicos e preenchê-los com o laranja (amarelo+vermelho) aproveite e faça os pés, e ainda com o marrom faça as nervuras das folhas e pequenos galhos utilizando ainda o pincel filete.
Para os galhos maiores você pode utilizar um pincel maior do que o filete e, no meu caso, utilizei o marrom, sombreei com o preto e clareei com o cor de pele.

Lembre de fazer o contorno dos miolos das folhas com o marrom misturado à um pouco de preto.

Utilize a mesma mistura para fazer um breve contorno na cauda dos pássaros, nas asas, e outros detalhes que julguem necessário.

stencil-pano-de-prato


Aqui a pintura finalizada. Tem mais de 10 anos que não utilizo essa técnica, mas espero que vocês tenham gostado e que tenha ficado bem explicado.

Dúvidas? Sugestões? Formulário de contato na lateral direita da postagem ==> E comentários aqui no final da postagem.

Ainda não decidi a próxima postagem, mas posso ainda continuar no embalo do molde vazado e mostrar algo que tenho preparado.


Obrigado a todos, compartilhem e continuem seguindo o blog.
Thank You, Danke, Merci, شكرا, go raibh maith agat, grazie.


fogos-de-artificios

4 comentários:

  1. A gente pensa que é facil... mas, é trabalhoso, apesar de relaxante e fazer a mente vagar para longe dos problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, se não tiver o molde é um pouco trabalhoso, mas se já tiver um molde pronto em pouco tempo consegue-se pintar maravilhas :)
      Relaxante sim, ainda mais a pintura em tela e essa sim é bem mais trabalhosa e demorada, do meu ponto de vista.
      Obrigado pelo comentário Reni ^^

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ei Jack!
      Obrigado pelo comentário, espero que tenha ficado bem explicado sobre a técnica de pintura com Stencil (molde vazado).
      Continue acompanhando o Blog para receber mais dicas aqui de pintura, e logo voltarei a postar novas telas, mas antes uma postagem complementar de um exemplo de Stencil pintado em outras superfícies.

      Abraço.

      Excluir