Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Bolhas de sabão

Olá pessoal, 

Após uma semana e meia sem conseguir postar devido a vários problemas e também por precisar me dedicar mais ao meu canal de vídeo no YouTube, finalmente estou de volta.

Como falei na postagem anterior (aquela da cabana com lago), foi a última pintura daquele ano e, então, é hora de começar a mostrar aqui novas telas que vieram com o passar do primeiro ano de treinamento e também coisas boas que aconteceram naquele ano quando iniciei a pintura em tela.
Em algumas áreas eu consegui evoluir bem como, por exemplo, na pintura de árvores e lagos, isso ficou evidente na tela da postagem anterior. Era hora de tentar coisas novas, pois com a pintura autodidata, tenho o costume de arriscar novidades, novos desenhos, ainda que pareçam impossíveis de realizar à primeira vista, se é algo bonito e que eu gosto, simplesmente arrisco. Isso tem muito a ver com a tela que irei postar agora. Espero que gostem.

pintura-tela-acrilica


Análise:

O que gostei nessa pintura e por que a escolhi?

Havia muitos elementos que, ao se unirem no conjunto que forma a tela, formaria uma pintura cheia de detalhes, do jeito que gosto.

Nessa tela não tinha as coisas que me tiram o sono, claro, brincadeirinha. Não tem árvores, não tem montanhas, não tem mar...

Flores eu não costumo pintar muito... são bonitas? São sim, mas acho algo bem simples de fazer. Não saíram perfeitas, mas elas não eram meu foco principal nessa pintura. Meu desafio maior era pintar o menino. Era a primeira vez que eu pintava uma pessoa; em segundo vinham as bolhas, depois a madeira com seus relevos e sinais particulares, e por último, mas não menos importante, dentro da construção em que o garoto se encontra, o plano de fundo.

Eu, particularmente, gostei de algumas coisas e vamos ver se vocês concordam, em seguida conto mais sobre a história dessa tela.

Eu gostei das bolhas por terem ficado com um ar bem realista, a transparência e o reflexo de luzes. A camisa do garoto, com as dobras, as sombras e diferenças de cores, acredito que ficou bem realista.

Se olharem com mais atenção, no fundo da construção que irei chamar de celeiro, a parte escura está bem detalhada: tábuas quebradas e pelos buracos (frestas) é possível ver meio embaçada uma vegetação e a entrada da claridade por ela... isso foi outro elemento que gostei e trouxe realismo à pintura.

As tábuas de madeira que compõem a parte externa do celeiro também achei legal, é um efeito até fácil de fazer, posso afirmar que, de tudo que foi pintado nessa tela, essa foi a parte fácil.

O vaso de planta foi algo simples, assim como as flores e folhas... eu já estava bem cansado nessa etapa: Um conselho, nunca pinte quando já estiver muito cansado(a), pois aumentam as chances de você estragar sua pintura. Eu costumo pintar 6 a 7 horas por dia, e isso é cansativo. Quando a pintura está ficando boa tudo que você quer fazer é continuar, mesmo com todo cansaço.

A janela verde não ficou tão boa, assim como as folhas e o cabelo do menino, mas do garoto não posso reclamar por ter sido minha primeira pintura de pessoa.

Lá vem história...

Um pouco sobre a história desse quadro remete ao Natal daquela época. Eu tinha terminado a pintura havia pouco tempo, ainda não tinha envernizado, nem mesmo assinado e faltava, se não me falha a memória, uma semana para o Natal. Foi um dos meus quadros favoritos, mas ele tem uma temática mais infanto-juvenil ao meu ver, mas claro, cada um tem sua visão quanto a isso.

Foi então que chegou o Natal, todos ganhando seus presentes, mas esquecemos do presente daquele que era o animador da festa, por assim dizer, foi assim que, às pressas, surgiu a ideia de presenteá-lo com o quadro. Talvez tenha sido o presente mais valioso daquele dia e, felizmente, está sendo bem duradouro,  meu sobrinho Henrique foi o merecedor desse quadro, e ele tem cuidado muito bem daquele presente até hoje e, por vezes, ele ainda comenta e elogia o trabalho que fiz naquele quadro e mostra que o presente pode, sim, ter parado em mãos certas.

Ao fazer esse quadro, com a temática mais juvenil, foram abertas novas possibilidades a serem exploradas, como outros quadros infantis mas sem deixar para trás as belas paisagens, os detalhes minuciosos e, claro, as muitas cores que formam as mais belas pinturas.

pintura-em-tela-menino-bolhas


Esses quadros serão mostradas na próxima postagem, assim como suas histórias.

Obrigado a todos os visitantes, compartilhem o Blog e se inscrevam para acompanhar as novidades e minha evolução na pintura autodidata.


Agradeço também aos mais de 2000 mil visitantes alcançados.


Nota: tenho mantido as fotografias das pinturas em uma qualidade inferior para que as páginas não fiquem pesadas, assim o blog fica com um carregamento rápido para vocês.

6 comentários:

  1. Me emocionei Paulo, principalmente ao retratar o quanto esse quadro foi especial e a forma como ele saiu de suas mãos e foram para as de Quinho. Obrigada por ter tornado esse dia especial pra meu filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rai, é gratificante ver também o quanto Henrique gosta do quadro, ele comenta as vezes sobre o quadro e elogia eu ter conseguido pintar algo assim, ai você imagina como me sinto né? kkkk :)

      Excluir
  2. Maravilha essa postagem! Vale a pena esperar por suas telas e as histórias que cada uma trazem... Massa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, apesar de ter um tempo que fiz essas telas iniciais, ainda tenho algumas lembranças da época em que as pintei, com isso pretendo contar um pouco a história por trás de cada uma dessa tela, talvez não dê para formar um livro, mas vai mostrar um pouco do porque escolher tal motivo (desenho, figura, imagem) para pintar mesmo que de forma resumida. Espero que esteja curtindo o Blog, afinal são vocês que ajudam o Blog crescer! :)

      Excluir