Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Pintura em tela com tema divertido

Olá, queridos visitantes e amigos,

Hoje trarei a vocês mais uma das minhas pinturas, essa foi criada após a tela que mostrei na postagem anterior - "Menino com bolhas de sabão".

Vai até lembrar o mês das crianças mas a tela que trago hoje precisava também de uma temática mais infantil, como vocês vão ver após eu contar a história. Vamos as considerações sobre a tela.

Essa pintura foi feita em uma tela 30x40 (se bem me recordo), mas a técnica empregada difere daquela que uso normalmente ao pintar paisagem, por exemplo.

A tela era para ter uma temática mais jovial, divertida, que levasse alegria ao ambiente onde fosse exposta... Mas Paulo, por que esses requisitos?

Lá vem história...

Bem, minha irmã encomendou dois quadros para uma amiga dela, e tudo que eu sabia é que era para um quarto de crianças. Confesso que fiquei meio "com pé atrás" com isso, afinal tinha pouco tempo e experiência em pintura em tela e não havia pintado nenhuma tela sob encomenda até aquele momento, gosto de pintar o que me agrada, dependendo da inspiração do momento e, após a pintura pronta, deixar à disposição para venda. Também havia o fato de que eu só pintava, nesse tempo, paisagens, figuras marítimas e casarios (estão conferindo tudo isso no blog, certo?).

Então, o que pensei? Misturar um pouco da paisagem, colocar coisas bem coloridas para formar a tela, e bastante detalhes para desenvolver a mente da gurizada e prender a atenção dos adultos.
A paisagem deveria ser algo informal, moderno e artístico, algo que não precisasse ser muito realista como as telas anteriores. Cheguei então a um desenho que poderia ser o que eu estava procurando.

Desenhado no papel e transferida para tela, estava pronto para colocar meu plano em ação, ou melhor dizendo, fazer arte.

Vocês devem estar curiosos sobre a tela, então não irei mais prolongar a história e, logo após a tela, irei fazer a análise sobre a pintura.


pintura-em-tela-passo-a-passo-infantil



Análise: Vamos começar então com a quantidade de detalhes na tela, certo?

Bem, os detalhes estão em várias partes, são as pessoas, os balões caídos ou flutuando, e o que todo mundo certamente vai notar, o zepelim (não, não é um peixe voador).

Com tantos balões tentei colocar cores vivas mas sem perder o contraste com a pintura em si (ainda que aquele balão amarelo não tenha se saído muito bem), com isso algumas cores ficaram repetidas. Mas cores não faltam nessa pintura, certo?
Temos os telhados feitos como se fossem vitrais, em diversos cacos coloridos, visualizamos cores nas roupas dos bonequinhos, temos as cores no zepelim e ainda nas casas, algumas amarelas, outras verdes claras, lilás entre outras.

A montanha, não sei o que lembram para vocês, mas para mim parece um doce... talvez eu esteja com muita fome para fazer essa análise, mas vamos continuar. O relevo do gramado tem seus altos e baixos, luzes e sombras mas, ainda assim, as árvores não tem sombra, lembrando que não é uma pintura realista. As árvores foram feitas com a técnica mais moderna, diferente das que eu vinha utilizando nas telas anteriores.
As nuvens tiveram uma transparência que peguei emprestada da técnica da pintura paisagista, e até mesmo a montanha tem um sombreamento bem tímido.

O brilho nos balões me lembram na infância, quando desenhamos algo e queremos dar a impressão de brilho... não sei se é como vocês faziam nas aulas de artes, mas eu fiz muito, esses pingos brancos, como a janelinha do windows®... quatro ou dois pingos brancos...

pintura-em-tela-moderna-infantil


Apesar de parecer uma pintura simples, não se enganem, foi bem trabalhosa, dá para perceber pela quantidade de vitrais nos telhados, as inúmeras pessoinhas perambulando pelos caminhos, dançando, festejando... Pareciam todas felizes e prontas para alegrarem o quarto de uma criança.

Foi mais uma tela que gostei do resultado final, foi divertida pintá-la, apesar de extremamente trabalhosa, na verdade todas as telas que fiz até o momento resultaram de trabalho árduo.
Mas o trabalho se deve ao fato de que sempre tento colocar um detalhe a mais, caprichar mais em alguma parte, e nesses detalhes vão se passando os dias.

É algo para imaginar como seria viver nessa vila fictícia, um lugar pacífico, alegre... quando olhamos para a pintura, fazemos parte dela por um momento.

Como iniciei lá em cima foram duas telas sob encomenda para o quarto de crianças, certo? Bem, o outro quadro vai ficar para a próxima postagem, mas adianto que a próxima tela não deixa nada a desejar diante dessa, apesar de que a temática deveria ser infantil, acho ela mais paisagista, por assim dizer...

Continuem acompanhando o Blog, e tento colocar a próxima postagem o mais breve possível, Ok?

Obrigado a todos pela visita, curtam a postagem no google+, compartilhem no facebook, twitter, e comentem com seus amigos também sobre o meu blog, que mostra a evolução da minha técnica da pintura em tela autodidata.

2 comentários:

  1. Muito bom esse quadro! Dá para ver os detalhes e como deve ter sido trabalhoso! Continuo acompanhando cada postagem desse blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, trabalhoso só esse mar de gente, kkkk. Mas de resto foi bem divertido pintar essa paisagem. :)

      Excluir