Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Pintura em Tela: 3ª parte - Primeira Arara

Vamos lá pessoal para mais uma parte da minha pintura autodidata das araras!

Nessa parte iremos começar com a pintura da primeira arara, então vamos lá.


Pintura-acrilica-asa

  1.  Irei utilizar inicialmente para a asa mais a esquerda da primeira arara as cores Branco de Titânio, Gris neutro (cinza), o Vermelho vivo, e o Amarelo Pele.
  2. Note que toda a margem da asa aparenta estar borrada com as cores de plano de fundo da vegetação, mas isso pode ser contornado, e é o que faremos. 
  3. Comecei com o Gris neutro em toda parte mais das pontas das penas da asa e delimitando também a parte que estava borrada, com um pincel que permita marcar bem eu fiz o fundo misturando o Gris neutro com o Branco, em seguida puxando com o pincel sujo apenas do Gris neutro para dar efeito às penas.
  4. Note que apenas uma parte da asa foi aplicada o gris neutro e o branco.

Pintura-acrilica-asa-zoom

Vai ficar nessa primeira etapa mais ou menos como é mostrado aqui nessa imagem, com as penas bem destacadas, com as pontas cinzas. Hora de acrescentar as outras cores.

Pintura-acrilica-asa-sol

Acrescentei agora o amarelo pele, mas como podem ver, essa cor eu adicionei apenas em algumas partes, o que quero é o efeito dos raios de sol passando através de algumas penas.
Com o pincel sujo ainda das cores anteriores iremos adicionar mais outras cores na asa.

Pintura-acrilica-asa-vermelho

Note que com a mistura de cores no próprio pincel, o vermelho na parte mais externa das penas adquiriu a cor rosa, e conforme adiciono mais do vermelho vai escurecendo a cor. 
Na parte superior dessa asa eu quero um vermelho bem mais escuro, então vamos finalizar essa asa para ver exatamente os efeito que irei aplicar a ela.

Pintura-acrilica-asa-ararinha-vermelha

Vemos um pouco do efeito da pluma e a direção que é aplicado os efeitos em cada pena, iremos agora adicionar a sombra para destacar também cada parte da asa da arara.

Pintura-acrilica-asa-sombra

Foi aplicado agora o branco de titânio puro em todo o contorno superior da asa, e nas penas foi aplicado o branco sobre a tinta ainda fresca para dar um efeito mais de leveza nas penas.
Com o amarelo pele foi desenhado melhor algumas das penas que tem o efeito dos raios de sol.
E finalmente aplicado o sombreamento com o marrom van dyck e o preto.
O vermelho fogo, o laranja e o vermelho escuro foram utilizados na parte superior da asa para ter um vermelho com um tom mais vivo em relação as penas, e também o volume obtido com o sombreamento.

Pintura-acrilica-asa-arara-corpo

  1. Começaremos a pintar todo o corpo da arara com as mesmas cores que pintamos a asa, exceto as cores claras, iremos carregar mais no vermelho fogo, vermelho escuro, adicionar nas partes que queremos volume o laranja como no papo e logo abaixo do rosto.
  2. Iremos sombrear as partes de maiores destaques como logo acima do rosto e o contorno do rosto com o preto levemente misturado ao marrom, e com o branco e o gris neutro iremos iluminar algumas partes do topo da cabeça acima do bico e no papo.
  3. importante ver a direção do sol para fazer o sombreamento também da asa, e em seguida fazer a outra asa, que esta mais diretamente à frente da clareira, com isso iremos aplicar mais o efeito dos raios do sol na asa.
  4. Adicionaremos mais laranja na mistura com o vermelho fogo, e menos do vermelho escuro/vivo. E então sombrear a divisão das penas, e nessas mesmas divisão iremos utilizar o laranja puro para clarear, dando o efeito dos raios de sol entre as penas. No contorno superior da asa, apliquei o branco. Vamos agora ao rosto aplicando um fundo branco ao qual iremos sombrear com o cinza e em seguida o bico.

Pintura-acrilica-asa-arara-bico-primeira

Como fundo de pintura eu adicionei o amarelo carne em todo o bico, em seguida utilizarei o preto para escurecer partes do bico.

Pintura-acrilica-asa-bico-ave

Perceba que misturei o preto no mesmo pincel do amarelo carne, algumas partes do bico ficou mais escura, então é hora de finalizar e fazer o contorno e brilho.

Pintura-acrilica-asa-arara-ave-final

O bico superior vai ter uma cor mais clara do que a parte inferior, adicionei também o brilho com o branco de titânio, e o rosto foi feito sombreando com o gris neutro.

Pintura-acrilica-asa-acrilica sobre tela-tronco-sombra-planta


  1. Aqui são algumas cores que irei utilizar: Caramelo, Amarelo Ocre, Amarelo Pele, Amarelo Limão, Verde Claro, Verde Inglês, Griz Neutro.
  2.  Comecei aplicando em todo o tronco o amarelo pele, algumas partes mais clara adicionei o amarelo limão, em seguida em algumas partes que vão ficar mais escura eu sombreei com o caramelo.
  3. Com o amarelo ocre escureci mais o tronco na parte esquerda e também com o marrom.
  4. Com o marrom e o caramelo escureci próximo as folhas. Na parte superior iremos fazer uns musgos, comecei misturando o amarelo limão com o branco em um pincel limpo.
Nesse musgo iremos também adicionar mais umas folhinhas novas, pra isso irei utilizar o verde claro, o amarelo cádmio e na parte das sombras irei adicionar o verde inglês. Terminado vai ficar assim:

Pintura-acrilica-musgo-tronco

Veja bem a parte que foi sombreada, e que há dois troncos e é preciso destacar para que não pareça ser apenas um tronco.

Feito isso finalizamos nossa primeira arara, talvez a mais difícil delas.

E também terminamos aqui essa postagem, acompanhe o vídeo dessas dicas de pintura no vídeo anexo à postagem, e espero vocês na próxima e ultima parte da minha pintura em tela autodidata das Araras.



Obrigado a todos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Lembro que você resistiu a fazer esta pintura, mas prometeu a minha tia que faria mesmo que ela não estivesse mais aqui na Terra.

    ResponderExcluir
  2. Isso! Na minha opinião uma das que mais gostei de pintar e a que acho que ficou melhor, pena não pude mais ver a reação que minha tia teria ao ver essa tela pronta.

    ResponderExcluir