Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Pintura em Tela: Araras - 2ª parte - Luzes e Sombras

Olá pessoal!

Vamos continuar a segunda parte da postagem da pintura em tela! (NÃO DEIXE DE CONFERIR A 1ª PARTE!)

Bem, paramos na pintura dos troncos da parte esquerda da tela, certo? Com os mesmos tons de tinta que pintamos os troncos iremos pintar os outros galhos mais finos dessa pintura.

pintura-acrilica-troncos

Lembrando de sempre usar a cor mais escura para sombreamento, no caso desses galhos, o preto.
Carreguei a sombra mais para o lado esquerdo, apesar do ponto maior de claridade esta bem ali no centro que é a clareira que permite ver-nos o céu.

Antes de completar os galhos é bom pintar o plano de fundo, que no caso é esse tronco horizontal que passa por trás dos galhos finos, vamos então ao tronco.

pintura-acrilica-troncos-galhos

Vemos bem traçado o desenho na tela dos galhos, mas sobre o tronco horizontal de fundo temos uma mistura de cores, e claro que antes de pinta-lo já deixei pronto no plano de fundo ramas bem distantes que irão ajudar a dar uma sensação de volume nas ramas que ficarão em primeiro plano.
Sobre as cores para compor esse tronco, eu utilizei bem mais do que parece.
Amarelo Nápoles e Amarelo Pele na parte mais clara do tronco, Verde Oliva contrasta melhor com essas cores e deixa a aparência do tronco mais envelhecida em relação aos outros, e o Marrom Van Dyck pode ser utilizado de maneira mais sutil em alguns pontos para dar sombreamento, no caso utilizei em pouca quantidade e com o pincel sujo das cores já mencionadas.
Sobre o pincel, eu utilizei o de cerdas macias e redondo para dar o efeito de musgo mais "fofo" sobre o tronco, e em movimentos espiralados em todo o tronco, e também batidinhas na parte inferior do tronco.
Com essas cores também é importante já preencher os outros troncos que estão faltando nessa pintura, no caso os 3 troncos da parte superior em relação a esse que pintamos agora.
Acrescentando um pouco mais do amarelo pele e o branco para iluminar por estarem em uma parte mais próxima à clareira que vemos o céu.

pintura-acrilica-troncos-ramas

No esquema vemos ai os 3 troncos mais claros que eu citei, no caso fiz a base de fundo deles que foi na mistura do verde oliva, amarelo nápoles e marrom van dyck, na parte superior deles é importante que seja mais claro pro efeito de luminosidade e nisso será acrescentado então o branco com o amarelo pele, e seria interessante também acrescentar o amarelo limão
As ramas foram feito com as mesmas cores exceto as cores claras, ou seja, o marrom van dyck com o verde oliva misturados no próprio pincel, um nº 2 de cerdas duras deve ser o suficiente para esse efeito, utilizei pequenas batidinhas com apelas o canto do pincel, isso fica mais evidente no vídeo que irei disponibilizar.

pintura-acrilica-troncos-luzes-sombras

Aí esta o efeito de iluminação dos troncos, veja que apliquei em todos, mas o tronco da parte inferior pega apenas uma parte da iluminação.

Relembrando, a iluminação dos troncos foram feitos com o branco de titânio, amarelo pele, amarelo limão. Isso é, no caso as cores que eu escolhi que pode ser diferente da sua escolha.
Lembrando também que a iluminação do tronco mais alto é mais forte em relação aos de baixo, e esse efeito foi feito apenas com batidinhas do pincel de cerdas macias que você tiver melhor controle, no caso eu utilizei ainda o redondo numero 6 ref 865.

pintura-acrilica-troncos-galhos-fundo

Já podemos então finalizar os galhos com as cores que citei antes, marrom van dyck e preto, lembrando de deixar a sombra apenas em algumas partes do galho, vamos então cuidar agora de clarear algumas partes.

pintura-acrilica-troncos-galhos-iluminando

Em uma imagem ampliada podemos ver mais de perto esse efeito de iluminação na pintura, e veja o quanto ele é importante para dar realismo à pintura.

Para a iluminação utilizei um pouco do amarelo ocre com um pouco do branco de titânio, caso queira pode substituir o branco pelo amarelo pele na mistura com o amarelo ocre e até mesmo utilizar o siena natural.

pintura-acrilica-troncos-tintas

Paleta limpa, agora vamos pintar alguns pequenos detalhes ali na parte do céu que ainda conta como plano de fundo.

Na paleta tenho o Amarelo Cádmio, Laranja, Amarelo Nápoles Carne, Vermelho Claro, Verde Inglês Claro e Verde Musgo.

pintura-acrilica-troncos-folhas-cores

Utilizando o pincel nº 2 de cerdas macia primeiro faço o fundo de cada folha com a cor mais clara, no caso o amarelo nápoles carne (pode substituir pelo rosa claro), em seguida vou escurecendo e matizando cada folha de maneiras diferentes, note que algumas tem o amarelo apenas e outras tem o laranja, vermelho em degradê, e por aí vai. O verde claro e verde musgo serão adicionadas apenas em algumas folhas para dar um efeito de amadurecimento das folhas.

pintura-acrilica-troncos-fundo-cores

Utilizando essas cores da paleta já aproveitamos para fazer a flor central mais a direita da tela, ideal que antes faça o fundo da flor com o marrom, verde oliva e preto.

pintura-acrilica-troncos-palmas


Começando então as partes claras com o amarelo cádmio e sombreando com o laranja, em seguida pode misturar no mesmo pincel o verde oliva para dar um toque de amadurecimento das folhas.
A parte mais abaixo da laranja podemos utilizar o verde musgo sombreando com o verde oliva e marrom, clareando apenas algumas palmas com o verde claro.
E finalmente as folhas mais apodrecidas é feita aplicando primeiro um fundo marrom e em seguida cobrindo com o verde musgo e verde oliva, delineando cada uma delas com o preto e marrom van dyck.

pintura-acrilica-troncos-palmas-completo

Finalizando vai ficar mais ou menos assim, clareie apenas algumas das palmas amarela com o branco misturado ao amarelo cádmio, ou utilize o amarelo claro. 

Bem, vou finalizando aqui essa segunda parte da pintura em tela das araras, pois já esta bem grande e ainda preciso upar os vídeos para que possa servir como complemento às postagens.

Segunda parte em vídeo já disponível no canal!



Obrigado a todos que compartilham o blog e espero vocês na próxima parte dessa pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário