Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Pintura em tela: Araras -1ª Parte - Preparo da tela e materiais.

Olá pessoal!

Trazendo uma nova postagem para o Blog, e essa será mostrada um passo a passo de uma tela média que fiz a aproximadamente 1 ano, mas só agora pude trabalhar essa tela em vídeo para passar para vocês, mas quem é leitor do Blog poderá acompanhar o passo a passo dessa pintura mais detalhadamente com ajuda da fotografia além dos vídeos.

Bem, essa tela foi uma outra homenagem para minha tia, em um momento difícil da doença de minha tia, eu pretendia realmente parar de pintar... estava perdendo minha maior "fã" e inspiração para a pintura, mas no hospital minha irmãzona acabou fazendo a promessa a minha tia de que eu finalmente ia pintar a tela das araras, eu não ia então quebrar essa promessa apesar de não ter sido eu que fiz.

Porque araras?

É algo que sempre achei bonito nas pinturas, provavelmente mais pela diversidade de cores, mas eu não queria simplesmente uma araras e sim, muitos outros complementos, e é o que vocês irão ver nessa tela.

É uma pintura extremamente detalhada pelo alto número de elementos presente nessa pintura, alguns que já pintei e outros que irei pintar pela primeira vez.
É uma grande responsabilidade pela homenagem dessa tela que será feita à minha tia, e pelos novos elementos. É uma tela 70x80cm, então eu não posso desperdiçar todo esse material, tenho de caprichar!
Essa foi a primeira tela que fiz após perder a minha tia, e apesar do momento mais difícil da minha vida, sei que de algum jeito ela me deu calma e serenidade para concluir esse trabalho, e espero sim que ela tenha visto o resultado.

Contado um pouco da história da tela, vamos então começar a analise técnica da pintura e também o passo a passo, certo?

pintura-materiais-acrilica
Clique para Ampliar!

Nessa primeira imagem, o que trago para vocês são alguns dos materiais que foram necessário para essa pintura em tela, mas acredito que já são materiais que vocês lembram de postagens anteriores que fiz a muitos meses atrás, lá na postagem de materiais para pintura em tela.

1. Temos o godê e o lava pincéis, que pode ser substituído por um copo descartável.
2. Tintas acrílicas para artesanato e o médium acrílico.
3. Diversos formatos, tamanhos, e tipos de cerdas de pincéis.
4. Pedaço de estopa ou pano limpo de algodão para secagem de pincéis.
5. Papel vegetal, papel carbono e a tela de pintura para transferência do desenho para a tela.
6. Paleta de pintura que pode ser substituído por um pratinho descartável, azulejo ou alguma superfície de fácil lavagem e que não absorva a tinta, no meu caso um pedaço de fórmica serviu bem.

pintura-materiais-acrilica-gode-paleta


Bem, temos aqui a escolha de algumas cores para pintar o céu, sempre começando com o plano de fundo, é claro.
Vocês podem ou não seguir esse guia de cores já que eu usei as cores sem seguir nenhum guia e sim as cores que eu achei que ficariam melhores nessa tela.

Para o céu usei o Azul Real, Branco de titânio, Azul cerúleo, e o Laca orquídea.
No Godê eu misturei um pouco de água com o médium acrilico na proporção de 50% de cada.
Essa mistura serve para retardar a secagem da tinta, serve também como diluente da tinta caso ela esteja muito ruim para cobrir a tela, mas não deve ser utilizado muita quantidade para que a tinta não fique liquida e escorra pela tela ou tenha um menor cobertura.

paleta-tinta-acrilica-pincel-tela

Dissolvi um pouco da tinta branca para torna-la mais maleável, mas é importante uma quantidade bem pouca da mistura da água com o médium acrílico, caso haja excesso o mesmo pode prejudicar a pintura, e caso você tenha exagerado nessa mistura pode-se tirar o excesso na própria paleta de pintura ou no pedaço de tecido, no caso eu tirei o excesso na própria paleta de pintura.

Em seguida começo o plano de fundo, no caso da imagem, o céu utilizando a cor branca para então fazer as matizes com o azul real, azul cerúleo e laca orquídea sempre misturados no próprio pincel sem necessidade de lava-lo.

paleta-tinta-acrilica-pincel-tela-céu


Todo o céu foi preenchido com o branco e matizado com o azul real, em seguida foi acrescentado o azul cerúleo em algumas partes e o laca orquídea que misturado no próprio pincel deu essa tonalidade lilás.

paleta-tinta-acrilica-pincel-tela-céu-paisagem

Note que o céu não esta todo de uma cor e sim temos algumas partes, mais precisamente, no centro a cor bem mais clara em relação a todo o resto exatamente porque eu quero utilizar isso como sendo o ponto de iluminação do sol. Conforme formos inserindo outros elementos da pintura iremos ver mais destacado esse efeito e se você observar o céu na real temos muito desse efeito além de as vezes apresentar também nuvens bem finas, o que serão acrescentados aqui também.

Esse sombreado com a cor mais escura do céu também ira servir para compor a vegetação mais distante, aquela que vemos quando observamos de um local distante as matas, montanhas, etc... Por isso temos a mistura do laca orquídea e o azul cerúleo mais próximo aos troncos e partes inferior do centro do céu na tela.

paleta-tinta-acrilica-pincel-tela-céu-paisagem-vegetação

Acrescentei aqui mais algumas cores de tinta na paleta, no caso o Verde Musgo, o Verde Vessie e o Verde Inglês nº 5 (ou verde claro), note que com o pincel ainda sujo da mistura que cobri o céu, eu acrescentei o verde inglês nº 5, para dar o fundo mais claro da vegetação distante, com movimentos aleatórios em giros e em "x" para cobrir a partes esquerda superior da tela.
Com o tom mais escuro de verde eu faço o mesmo para cobrir as outras partes de plano de fundo da tela, entre os troncos e em algumas partes centrais do céu.

paleta-tinta-acrilica-pincel-tela-céu-paisagem-completa

Note que a parte que fiz previamente com o verde inglês nº5/ verde claro, foi apenas em parte matizada com o verde mais escuro (verde vessie) para dar uma certa impressão de que o sol também passa entre algumas parte da vegetação de fundo, logo ela precisa ter partes claras e outras escuras (sombras), com a mistura no pincel dessas cores aproveitei para fazer as ramas pendendo sob os troncos mais ao centro da tela e também à direita da tela.

Nas partes mais escuras foram acrescentado muito pouco da cor preta no pincel ainda sujo de tintas usadas antes.
Na parte abaixo das asas da arara foi carregado mais no preto e do verde vessie para mostrar a ausência maior da luz do sol, ainda assim note que destaca a vegetação e esse efeito é feito com pinceladas aleatórias, ou seja, em vários sentidos, dito isso, não se pode utilizar nem pincelada na vertical nem totalmente na horizontal ao pintar as árvores, pode-se fazer leves batidinhas com o pincel. No caso utilizo mais o movimento em espiral leve como vocês vão ver em vídeo.
Aproveitei e já fiz o fundo dos troncos na extrema direita da tela, abaixo dos troncos.



paleta-tinta-acrilica-pincel-tela-céu-paisagem-tronco

Aqui já acrescentei mais algumas cores pois iremos começar a pintar os troncos.

Foram adicionadas as cores Marrom Van Dyck, Terra Siena Queimada e o Preto.
Com o pincel redondo (ou qualquer um de cerdas macias), limpo, eu fiz todo o fundo do tronco com o terra de siena queimada em movimentos espiralados, algumas partes do tronco foram, e são, necessários acrescentar a sombra e isso foi feito com o preto e o marrom, sendo que o tronco inferior foi carregado mais nas cores escuras. Importante também que seja feito uma sombra mais carregada na parte de baixo do tronco pois a luz não chega ali e também porque irei adicionar musgo e ramas, é bom que fique destacado. O tronco é cheio de relevos, por isso use e abuse das sombras principalmente nas curvas dos troncos para dar o efeito de "calombos" e sulcos, isso feito com o preto, mas vamos precisar também clarear algumas partes dos troncos, com isso irei acrescentar outra cor à paleta.

paleta-tinta-acrilica-pincel-tela-céu-paisagem-iluminação

Adicionei a cor Gris Neutro (um tipo de cinza) apenas na parte superior desses troncos para dar um efeito a mais e também uma iluminação bem tímida, perceba também que com as cores do tronco e o pincel sujo e quase seco (pode tirar um pouco do excesso da tinta em um papel ou tecido) fiz o fundo abaixo dos troncos. Na parte superior dos troncos e com outro pincel limpo de pelo macio (utilizo para esse efeito um de pelo de marta) e um pouco do verde vessie, gris neutro, e o branco, eu fiz o fundo com o pincel praticamente seco e carregando apenas em algumas partes. Aproveite e dê leves pinceladas em algumas partes da parte inferior do tronco com essa mistura.

Com as cores utilizadas nos troncos da direita, podemos fazer então os troncos da esquerda, mas carregando mais nas cores escuras para diferencias os tipos de vegetação.

paleta-tinta-acrilica-pincel-tela-céu-paisagem-arvores

Nesse caso, a direção das pinceladas deve ser no sentido do tronco, no caso aqui usei pinceladas de cima pra baixo, no sentido vertical.
Deixei a parte direita na lateral dos troncos um pouco mais claro, pois o sol ilumina da direita para esquerda, dito isso lembre-se de fazer uma sombra carregando mais no preto com o marrom na lateral esquerda do tronco, vamos agora cuidar de fazer um relevo nesses troncos para que ele "crie vida".

paleta-tinta-acrilica-pincel-tela-céu-paisagem-tronco-sombras

Observando essa fotografia dá pra notar a direção das pinceladas para formar os relevos dos troncos.
A iluminação foi feito com o gris neutro, e as sombras próximas as áreas de iluminação foram feitas com o preto.

Bem, com isso encerro a primeira parte dessa pintura em tela das araras, espero contar com vocês na próxima postagem que vai estar disponível bem rapidinho, e acompanhe também os vídeo, desabilite seu adblock e ajude o blog e o canal de vídeo a crescer!

Obrigado!

Acompanhe também em vídeo!


2 comentários: