Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Maçã (2ª Parte)


Lembro que quando comecei a frequentar a casa da minha tia, havia vários trabalhos artísticos. Era possível encontrar estatuetas de gesso, assim como vasos e jarros do mesmo material, e também feitos de cerâmicas, os quais ela comprava para pintar utilizando diversas técnicas que variavam do CRAQUELE...

vaso de ceramica pintado em craquele
Vasos de cerêmica Craquelê (encontrado na Internet)

... até a pintura normal em gesso, com acabamento envernizado.

Mas ela não pintava apenas em cerâmicas e gessos, também em potes de vidros, garrafas, copos... utilizando, nestes casos, a tinta vitral que gerava um belo acabamento.
Explorando as coisas dela acabei encontrando uma dessas relíquias a qual tem muito mais de 20 anos mas ainda conserva a pintura!

pintura em vidro
Pote de algodão pintado por minha tia, Joanita.
Como podem ver nesse pote para acondicionar algodão até hoje ainda conserva as cores e pouco se deteriorou da pintura.

Por muitos anos minha tia também pintou tecido, variava bastante que era de pano de copa, até mesmo toalhas felpudas, passando por tecidos que ela depois transformava em sacolas bem resistentes. E podia acabar o tecido mas as cores e a tinta da pintura ainda permaneciam graças as técnicas que ela utilizava para tornar a pintura duradoura.
Ela também possuía uma boa quantidade de tinta a óleo em bisnaga, naquele tempo eu não sabia bem o que era, assim como era fácil encontrar em seus pertences terebintina e outros compostos que são utilizados na pintura à óleo.
A pintura em tecido era onde ela mais se destacava, começou pintando pano de copa, passando por guardanapos, pano de centro de mesa, de estante, capa de botijão de gás, pano felpudos para banheiro, toalhas, e finalmente sacolas de tecidos.
Procurando encontrei mais algumas provas desses belos trabalhos que ela passou a me ensinar mais tarde:

Pintura em Tecido:

Stencil
cajus pintado em tecido (minha tia)
 

Stencil pintura em tecido
pano felpudos com flores (minha tia)

E também os bonecos de biscuit® e fico devendo os de bolinhas de gude com durepox®


Biscuit

pintura em gesso
Pintura em Gesso com tinta acrílica.

Nesse tempo eu ainda sofria de Asma, com isso era difícil que minha mãe permitisse que eu chegasse perto dessas tintas, que em sua maioria eram compostas de substâncias com cheiro mais forte e tendo como solvente o Thinner®, Terebintina, Secantes de Cobalto... Ainda assim eu podia usar as que eram para uso em tecido pela composição mais inodora.

De tanto insistir em querer pintar lá pelos meus 12 ou 14 anos minha tia finalmente permitiu e me deu um trapo para que eu experimentasse pintar. Não tive asma, não tive rinite, apenas o gosto bom de estar aprendendo algo, de estar enfim entrando no mundo da pintura. Sabe quando agente lê um livro bom, ou assiste um filme que prende a gente e nos vemos ali naquele mundo fictício? Era essa a sensação.
A primeira pintura não foi grandes coisas não... se bem me recordo foi uma maçã, em um pano de copa meio felpudo, e utilizando a técnica que para mim até hoje considero a mais fácil, que é a de Stêncil. (naquele tempo chamávamos de molde vazado)
molde Vazado  Stencil
Ilustração de molde Vazado - Stêncil


Saiu uma pintura sem vida, como dizia minha tia, uma pintura "chapada", por não ter vida sabe? totalmente em uma única cor, sem efeitos, sem sombra e nem iluminação. Ela então me deu dicas de sombreamento, como por exemplo, uma maçã pintada toda em vermelho, então dá um sombreamento com um pouco do marrom misturado ao vermelho fazendo a imagem ganhar um pouco mais de vida...
Com o tempo fui percebendo mais essas informações e sua prática e então já estava mais atento ao sombreamento e iluminação das pinturas.

Assim foi minha iniciação nas artes plásticas, o que vem em seguida? Muitas novidades, inclusive como cheguei até a pintura em tela.


Link pra 3ª parte: http://paulowolfartesanatos.blogspot.com.br/2015/09/o-tempo-passou-e-eu-ja-dominava-melhor.html

10 comentários:

  1. Que início fantástico. Parece a introdução de um belo livro! Não vejo a hora de você contar mais dessa convivência com sua tia que se refletiu na pintura em tela. Os pássaros acima estão belíssimos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, em breve terá a continuação :)

    ResponderExcluir
  3. Versatilidade é tudo em artes. Olhar com outros olhos, usar diversas técnicas...

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Parabéns, primo. Muito sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Valeu Gabi! Obrigado pela visita, e espero que esteja curtindo o Blog :)

    ResponderExcluir
  6. kkk Valeu João! continue acompanhando e divulgando o blog ;)

    ResponderExcluir
  7. Claro que sim! Impressionada não só com o resultado, mas também com sua dedicação e capacidade. Fã!!!

    ResponderExcluir