Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Pintura em tela: Jogo dos Sete Erros

Olá pessoal!

Dessa vez o intervalo entre as postagens foi menor, e hoje irei trazer duas telas, mas com o mesmo tema, apenas para vocês perceberem que uma pequena mudança na cor pode fazer uma grande diferença na finalização da tela.

Essa postagem será um pouco mais curta, mas vou falar um pouco de como escolhi essa tela e do porque pintar o mesmo motivo duas vezes.

Escolhi essa imagem na internet sem muita ambição em pinta-la, pois como o imenso número de detalhes achei que seria complicado de conseguir realmente transporta-la para a tela de pintura.
Eu apenas passeava pela parte de imagens quando me deparei com esse desenho, não tinha nada muito detalhado, não tinha nenhum guia, nem nada, eu apenas salvei a imagem e muito tempo depois resolvi tentar pintar quando me faltava um desafio já que o maior tinha sido da menina do aquário que postei na postagem anterior.

Dessa vez eu buscava muito mais da natureza, eu precisava e muito ainda treinar árvores e essa era a chance perfeita pela grande quantidade de vegetação ocupando quase a totalidade da imagem.

O primeiro grande desafio foi ampliar o desenho pro tamanho de tela que eu dispunha, afinal o original estava meio difícil de reproduzir pela baixa resolução que se apresentava além do tamanho.

Só em transportar o desenho para o papel já foi demorado, e então transportar para a tela foi outra tarefa demorada, dia seguinte era hora de acordar cedinho enquanto ainda tinha ânimo para pintar.

Bem, é hora de vocês conhecerem a tela e assim eu falar um pouco melhor sobre cada elemento, e sempre bom verem se realmente estou evoluindo na pintura autodidata, certo?



pintura-tela-acrilico-casa-jardim-cerca-lilás

Eu não fotografei o passo a passo dessa tela para lhes mostrar, mas é uma daquelas telas bem demorada em sua execução pela riqueza de detalhes, daí que me fez escolhe-la.

Levei longos dias para termina-la... talvez eu seja muito lento, muito detalhista, muito perfeccionista, mas busco sempre fazer o melhor no que tento, e essa tela eu queria realmente que ficasse perfeita pela sua riqueza de cores, detalhes e capacidade de transmitir bons pensamentos quando paramos para realmente aprecia-la.

Fiquei realmente satisfeito com algumas coisas, como sempre começando do fundo para a frente, foi feito então o céu com as nuvens e o sombreado dando a impressão de árvores bem distantes para finalmente passar para as árvores mais a frente, próxima à chaminé e também à direita da casa.

Antes de pintar as árvores decidi dar uma fundo escuro para que pudessem se destacar melhor, tentar novas coisas e também aprendendo com outras árvores que ficaram boas, como a do "Bosque de Reni" que coloquei em algumas postagens lá atrás.

Deixei pro dia seguinte a casa, assim como o jardim mais à frente. O jardim próximo à escadaria foi a ultima parte, eu já apresentava um certo cansaço... longas horas em pé (sim, prefiro pintar em pé do que sentado) mas não podia colocar todos o trabalho se perder com alguma coisa pintada de forma ruim.

Eu gostei da pintura sim, mas tinha ainda coisas que poderiam melhorar, como o sombreamento que ficou bem tímido, assim como os raios de sol no caminho frente a casa não se destacou como eu gostaria, mas seu que realmente o sombreamento que daria mais vida à pintura, mais realismo, que é o que busco.

Não pretendia fazer novamente essa pintura... mas minha mãe gostou realmente dessa tela e queria uma pra ela, mas a única exigência era trocar a cor da casa... não gosto muito de repetir a mesma tela... isso é me limitar, mas pedido de mãe, sabe como é né? Também era a chance de melhorar ainda mais a tela.

Finalizada essa tela, como sempre logo fui mostrar a minha tia, coisa que eu fazia antes mesmo de mostrar a minha mãe, e como sempre ela adorou... ah como sinto saudades daquele "pôôô velho!"

pintura-tela-acrilico-casa-jardim-cerca-paulo wolf

Bem, aqui essa o resultado da nova tela, e podemos até mesmo brincar de jogo dos sete erros.

A mudança mais notável é a cor da casa, minha mãe queria uma cor clara, eu decidi pintar com a cor que é a minha casa, com isso tive também de colocar as cores das janelas numa tonalidade que casasse perfeitamente com o amarelo pálido da casa e também com o telhado de cerâmica.
Falando no telhado, ele também foi melhor trabalhado, dando uma aparência melhor, uma nova perspectiva apenas observando os telhados das casas aqui por perto vi o quando o da telha anterior estava errada, e consegui colocar a sombra das árvores mais vivas sobre o telhado, chaminé e parede à direita da casa.

O Céu também coloquei em uma tonalidade mais alegre, dando a impressão de mais claridade, de um sol mais forte... aquele sol de meio dia, tudo isso é detalhe que devemos ficar atentos pois irá refletir na direção da sombra por ser um sol que está acima das árvores e não ao lado.

As árvores melhoraram e muito, não sei dizer quantos porcento mas com certeza, acima dos 50. Compare as árvores acima da chaminé, e até mesmo aquelas próximas ao céu bem ao fundo, a árvores roxa... bem, dá para notar muito o quanto consegui evoluir de uma tela para a outra.

Até mesmo o poste de luz foi modificado, acrescentado um novo sombreamento para dar um efeito mais tridimensional, a casa de pássaros ficou meio escondida nessa imagem, mas ainda está ali no mesmo local.

Acabei por colocar também um gato preto e branco ali na varanda da casa, coisa que não tinha na anterior, e também as pedras da parede próxima ao jardim ganhou mais detalhes, como o limo encobrindo cada uma delas e dando a sensação de volume em cada uma.
O gramado também foi melhor trabalhado, assim como mais iluminação no caminho e gramado, além da sombra da árvores e melhor detalhamento das flores do jardim.

Por fim acabei ficando satisfeito finalmente com essa tela que foi presenteada para minha mãe, assinada e finalizada, e finalmente vamos vê-la emoldurada (by Reni).

pintura-tela-acrilico-casa-jardim-cerca-moldura-paulo wolf

Essa se tornou uma das minhas telas favoritas, e na próxima postagem veremos então a tela em detalhes que foi presenteada a minha tia amada, e mais sobre a evolução da pintura em tela, por Paulo "Wolf".

Obrigado a todos que tem acompanhado meu Blog, e espero que possam compartilhas nas redes sociais e ajudar esse blog a crescer.

Deixem comentários e caso tenham dúvidas, podem também utilizar o formulário de contato ali ao lado direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário