Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Pintura em tela: Aquário

Olá pessoal!

De volta com uma nova tela para vocês, e dessa vez uma tela em tamanho médio e com um tema bem diferente do que vocês estão acostumados a ver aqui no Blog, mas quem arriscou pensar em pintura abstrata, se enganou!

Fugi um pouco do tema que eu sempre segui que era o tema da natureza, com árvores, lagos, céu azul cheios de nuvens, e por aí vai... Mas ainda assim tem alguns elementos que nós remete aquela mesma calma que sentimos ao ver uma tela com o tema natureza.

Essa tela quando vi a imagem eu senti que deveria pinta-la, mas achei que não conseguiria por ter algo que para mim é ainda mais difícil do que pintar árvores, e então eu mantive ali aquela imagem guardada por muito tempo, mas vocês sabem como eu gosto de um desafio não é? Afinal se não fosse pelo gosto de desafios eu nunca teria chegado onde cheguei com a pintura autodidata.

Tem o risco de sair tudo errado em pintar algo novo pela primeira vez? Tem sim, mas é daí que iremos aperfeiçoando nossas técnicas, e isso não serve apenas para a pintura, faz parte da evolução aprender com os erros.

Eu escolhi essa tela para ser minha, e queria ela em tamanho médio pelo tanto de detalhes que essa imagem possui, afinal quanto maior a tela, na minha opinião, melhor para fazer os detalhes, além de que essa imagem pede por uma tela média à grande.

Sei que devem estar curiosos para visualizarem a tela, então vamos à ela, assim fica mais fácil também contar um pouco mais sobre ela e também os dados mais técnicos.

pintura-tela-acrilico-menina-aquario-peixes-paulowolf

Bem, eu não tenho fotos do passo a passo dessa pintura, exatamente porque eu não era tão ligado em fazer um passo a passo e nem mesmo pensava em criar um blog nem um canal de vídeo para expor minhas pinturas.

Essa foi minha primeira pintura de uma pessoa, nunca havia pintado nenhum desses motivos mostrados nessa tela, e acabei gostando do resultado, e me surpreendi por ter conseguido afinal pintar algo assim, ainda que os pintores profissionais acabem vendo alguns erros nessa tela, para minha primeira tela desse gênero, ainda estou satisfeito com o resultado.

Ainda assim eu achei essa tela triste, e a fase que eu passava contrastava exatamente com essa tela, mas na visão de cada um de vocês talvez vejam tudo de uma outra forma.
Alguns terão a impressão de que a garota esta dentro do aquário, outros no fundo do mar, outros acharão que ela apenas está por trás do aquário perdida em pensamentos enquanto olhava os peixes...
Cabelos esvoaçantes levam à impressão de que realmente ela está no aquário e vocês o que acham?

Tudo isso pra mim era novo, até mesmo essas flores que pareciam a coisa mais simples na pintura deram um pouco de trabalho para fazer esse efeito de iluminação que peguei "emprestado" da técnica de pintura porcelanizada, e foi a mesma que utilizei também nos peixes, principalmente para destacar o brilho refletido nas escamas, pois é algo que notamos quando observamos os peixes ornamentais nos aquários, suas escamas tem bastante brilho.

Utilizei o pouco fundo da pintura em uma cor que passava do cinza ao azul turquesa e várias outras tonalidades de azuis, já próximo à vegetação era necessário utilizar outra tonalidade para dar profundidade, dar a impressão de que havia mais vegetação para trás do que estava realmente à vista.

Terminado o plano de fundo era hora de partir para os cabelos , e então o rosto, a parte mais difícil em toda essa pintura.

pintura-tela-acrilico-menina-aquario-peixes-rosto,garota

Feito o rosto, era então vim pro plano de primeira tela, e o problema era pintar esse primeiro peixe sem as mãos encostar no rosto onde já havia sido pintado, coisa comum de acontecer quando se segue uma ordem errada de pintura e também para os iniciantes na pintura, o ideal para mim foi deixar para continuar no dia seguinte, assim menor risco de acidentes.

O peixe, acho que esse primeiro foi um dos que ficaram melhores, apesar dele ser da cor branca, foi utilizado bastante cortes de tintas, podem ver que ele não é inteiramente branco e tem outras cores mais pálidas nas nadadeiras da cauda, e também em seu dorso.
O cinza e um quase nada da cor preta ajudaram a dar volume e destacar as nadadeiras e o corpo do peixe, além dos olhos, é claro.

pintura-tela-acrilico-menina-aquario-peixes-ornamental

Essa tela foi bem demorada pela sua riqueza de detalhes, além de que eu costumo caprichar muito em tudo que faço, inclusive na pintura, e me atento ao mínimos detalhes, e aqui esta o resultado final.

É uma pintura na minha opinião que dá para ficar admirando sempre por muito tempo e procurando todos detalhes e nós fazem pensar tantas coisas.

Essa foi feita no ano passado, já é uma das telas do meu ultimo ano de pintura, já que esse ano eu ainda não pintei por muitos motivos pessoais que meio que me travou para a pintura, mas ainda tem muita tela para disponibilizar para vocês, e tem um passo a passo muito bacana para vocês de uma tela grande que fiz, gravado em vídeo que irei disponibilizar aqui e no canal do YouTube também, então continue acompanhando o Blog.

Vamos então finalizar essa postagem com a tela emoldurada?

pintura-tela-acrilico-menina-aquario-peixes

Bem, aqui está a tela em sua moldura, escolhida pela minha irmãzona Reni!

Espero que tenham gostado dessa nova postagem.

Não deixem de compartilhar o blog com seus amigos, nas redes sociais, para ajudar a divulgar e para que o blog cresça mais e mais.

Obrigado a todos e até a próxima postagem!

Um comentário: