Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Pássaros

Olá pessoal,

Bem-vindos ao Blog e à mais uma postagem. Lhes convido à conhecer um pouco mais da minha evolução na pintura autodidata.

As postagens estão demorando a serem atualizadas, mas é a falta de tempo já que tenho me dedicado também ao meu canal de vídeos no YouTube, que é voltado a outro tipo de arte que não a pintura, e sim gameplay, apesar de ter alguns vídeos de pintura lá na seção dedicada ao Blog, mas claro que quando eu for postar novos vídeos de pintura irei colocar primeiro o aviso aqui. Vamos continuar acompanhando a parte artística por aqui, certo?

Voltando ao assunto dessa postagem, hoje irei falar um pouco sobre as minhas pinturas em telas menores, as de 20x30cm e o tema será os pássaros.
Antes de resolver me dedicar à técnica da pintura em tela eu pesquisei bastante, e uma das coisas que vi era de que o ideal era começar com telas médias ou grande de preferência, telas com medidas de 90cm à 1m quadrado, pois é mais fácil para fazer os detalhes entre outras coisas.
Bem, quem acompanha o Blog sabe que eu faço a pintura autodidata, vou aprendendo com meus próprios erros e evoluindo com os acertos, então as medidas das telas no meu caso de iniciante interferiu em algo? Não!

Porque eu resolvi escolher tela pequena para pintar e que tipo de tela me sinto mais confortável para a pintura?

Olha, acho que vai mais pelo gosto pessoal de cada artista, claro que eu prefiro telas de tamanho médio, algo em torno de 50x40cm, e no caso eu escolhi telas pequenas mais por medo de errar e assim acabar desperdiçando mais o material, sendo em tela pequena o desperdício seria menor. Além disso, a tela pequena é melhor por se acomodar facilmente em qualquer bancada ou cavalete e até mesmo no colo, que era o caso de quando comecei a pintura lá na minha adolescência. (Caso da pintura Stêncil)

A tela média é melhor no caso de uma pintura mais detalhada, com isso você consegue efeitos melhores, ao menos isso é o que venho aprendendo por experiência própria.
Então vocês já conhecem um pouco mais do meu gosto em relação a material na parte artística que seria até o momento as telas de tamanho médio e sempre com o tema focado em paisagens, animais, coisas ligadas à natureza.

A tela que trago hoje para ser mostrada aqui no Blog são telas pequenas e uma das vantagens é que pude terminar em pouco tempo cada pintura.
Irei trazer não uma imagem como costumava fazer, mas sim hoje trago duas telas!
Outra novidade é que irei primeiramente mostrar o resultado final e em seguida comentar mais sobre a tela e o trajeto feito.

pintura em tela, passaros, passaro azul, acrilico sobre tela

pintura em tela, passaros, passaro azul, acrilico sobre tela


Vamos começar com a tela mais antiga.

Essa foi a primeira pintura em tela com maiores detalhes que eu fiz com o tema de pássaros, já que eu havia pintado os beija-flores (Confere Aqui! ) antes dessa, mas não à uma visão tão próxima, tendo os pássaros como foco principal.

Utilizei outras técnicas como percebemos nos efeitos da pintura porcelanizada nas flores e a luminosidade das asas e em algumas penas dos pássaros.

Na minha palheta improvisada vocês percebem e tem a noção do trabalho que é mesmo sendo uma tela pequena, várias tonalidades para enfim formar a tela.
Apesar de ter sido uma pintura com um tema bem simples, serviu para que eu aprimorasse a técnica para aplicar na próxima tela de pássaros que irei postar agora. 


pintura em tela, passaros, passaro casal, acrilico sobre tela

Bem, essa aqui é uma das minhas pinturas favoritas e podemos notar um pouco sobre como é feito o meu trabalho.
É parecido com outras técnicas de pintura por utilizar a transferência do desenho do papel para a tela de pintura e assim seguir cada etapa até sua finalização.
Na imagem acima já está concluída a casinha dos pássaros, fiz um efeito bem bacana e uma tonalidade semelhante à madeira clara.
Ainda que eu mesmo crie o desenho, ainda não tenho a segurança de desenhar direto na tela com o lápis ou o pincel, ainda prefiro desenhar no papel e em seguida transferir para a tela de pintura, que foi esse caso.
para fazer o fundo optei por duas cores marcantes, o amarelo para simbolizar um pouco o pôr do sol na parte que seria o céu, e do meio da tela pra baixo o tom mais esverdeado, simbolizando a vegetação ao fundo.

Fundo terminado vamos aos desenhos de primeiro plano!

pintura em tela, passaros, passaro casal, acrilico sobre tela

Escolhi fazer as flores numa cor clara, o branco com o sombreamento em cinza, e as folhas com um verde mais "pálido" o que me fez gostar do resultado, e ainda com a técnica lá do inicio da minha carreira de pintor, novamente apelando para o porcelanizado tanto em folhas quanto em flores.

pintura em tela, passaros, passaro casal, acrilico sobre tela

E finalmente a tela terminada, ao menos a etapa da pintura.

Tá certo que o pássaro de cima ficou com uma cara de poucos amigos, mas também eu tava cansado, então dá um desconto né? :)
Consegui um efeito bacana também nas penas das asas, como se destacando pena por pena, dando um toque de realismo à pintura. 
Apesar de ser uma tela pequena ficou como em tamanho real em relação aos pássaros e também a casinha.

pintura em tela, passaros, passaro casal, acrilico sobre tela

Tela emoldurada e aqui esta o resultado final, dessa vez com um tema voltado mais aos pássaros em tela pequena.
É um trabalho especial para mim, e espero que tenham gostado do resultado.
Perdoem o intervalo grande entre as  postagens para trazer à vocês mais uma tela mostrando minha evolução na pintura autodidata.

Se gostaram da pintura, que tal compartilhar com seus amigos? 

Ajudem o Blog a crescer!

Desde já, agradeço a visita de todos vocês!

Dúvidas e sugestões  podem enviar pelo formulário de contato ali na direita --->

Ou caso prefira, deixe comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário