Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

terça-feira, 21 de junho de 2016

Pintura em Tela: O Bosque de Reni!

Olá pessoal!

De volta com mais uma postagem e, claro, uma nova tela.

Bem, como eu já mencionei no título, essa postagem está relacionada a pintura de um bosque, ou quase. Antes de mostrar a tela vou contar um pouco do que lembro da época em que fiz esse trabalho há muito tempo atrás, aproximadamente 2 anos.
Essa foi a segunda tela grande que pintei, quer dizer, apesar de falar que é uma tela grande, está mais para tamanho médio devido as medidas (70x50cm), mas como estou mais acostumado a telas menores para mim é sempre uma novidade pintar telas maiores do que 30x40cm.

Porque escolhi retratar essa paisagem?

Bem, uma das minhas irmãs sempre pedia que eu pintasse um bosque, eu me esquivava da ideia pois bosque está diretamente relacionado a muitas árvores, certo? Apesar de não ser tão fechado como uma floresta, tem árvores e vegetações em geral, o suficiente para eu pensar duas vezes antes de começar um trabalho com esse tema.
Pesquisando cheguei à algumas imagens, novas ideias surgiram em minha mente e, finalmente, resolvi tentar.
Não chegava a ser um bosque fechado mas continha diversos outros elementos que dariam mais vida à paisagem, afinal, como na maioria das minhas telas, eu busco algo rico em detalhes para que o observador/admirador do quadro possa sempre descobrir algo novo ao ver a tela pronta.

Não seria melhor fazer em uma tela normal de 30x40cm? Afinal você tem dificuldades ainda com vegetação... Pensei. Mas quando juntei todos os elementos do desenho que formariam a pintura em uma tela de 30x40cm percebi que a paisagem ficaria mais atrativa realmente em uma tela maior assim resolvi arriscar em um formato de 70x50cm, por ser a maior tela que eu tinha à disposição além da necessidade de ir com calma para que nada desse errado, caso contrário eu perderia a tela.

A vegetação não me assustava, mas tinha novos elementos e efeitos a serem impressos na tela. Estava lançado um novo desafio em minha pintura autodidata. Eu não tinha experiência o suficiente com alguns elementos, por exemplo, árvores e vegetações rasteiras como vocês podem ver nas postagens anteriores, foram poucas pinturas para praticar e ainda tinha novos elementos que vocês não tinham visto em outras postagens, pois eu não tinha tentado... até agora!

Quando eu penso em bosque, vem à minha mente silêncio, paz, ar fresco, tranquilidade, serenidade... Isso seria transposto na tela com a ajuda de outros elementos além das árvores.

Era a tela da minha irmãzona, e achei que essa paisagem seria melhor do que um simples bosque.

Mãos à obra! 


Vamos para a parte técnica da pintura e, em seguida, falaremos mais um pouco sobre a tela.

pintura-tela-acrilico-paisagem-bosque-canyon


A primeira etapa, como sempre, foi a transferência do desenho para a tela, apesar do meu cavalete não ser profissional como aqueles que custam mais de mil reais, e sim o que eu mesmo montei, ainda assim é suficiente para confeccionar uma tela dessas dimensões. (Meu cavalete)

pintura-tela-acrilico-paisagem-bosque-canyon

Nessa outra imagem vemos a ordem da pintura, conforme já falei em postagem anteriores, o ideal é sempre começar do fundo para a frente da pintura, os motivos já citei em postagens anteriores.
Comecei então com o céu em uma mistura de cores para torná-lo não apenas suave, como também demonstrar a iluminação necessária que seria transferida para os outros elementos.

As montanhas são bem diferentes das que eu já havia pintado em outras telas (confira nas postagens anteriores), e eu optei por adicionar um efeito de neblina e que também desse a impressão de distância. Elas deveriam estar em um plano bem distante em relação aos outros elementos, entendeu? Por isso a coloração foi mais suave também, as cores demonstram uma montanha mais rochosa em vez daquelas com superfícies cobertas por algum tipo de vegetação, como as montanhas encontradas nos canyons, que possuem uma coloração mais alaranjada, ou mesmo mais puxado para o rosáceo, lilás etc...

Na base dos canyons temos uma vegetação mais próxima da paisagem principal, anterior aos canyons, próximo ao que será o lago e ainda assim em uma tonalidade pálida, dando a impressão de distância e ainda ficando em segundo plano.

pintura-tela-acrilico-paisagem-bosque-canyon

Novos elementos foram adicionados em um plano mais próximo, e na direita a vegetação ainda distante com um leve efeito de neblina. Eu queria retratar um amanhecer mais do que um fim ou meio de tarde.

À esquerda temos rochas e as árvores mais próximas. Optei por iniciar a pintura dos troncos numa tonalidade bem "viva", mas aplicando ainda alguns efeitos que vamos ver na próxima imagem.

pintura-tela-acrilico-paisagem-bosque-canyon

Bem, essa imagem ficou com uma qualidade melhor, assim podemos ver cada efeito, ainda que a tonalidade tenha ficado um pouca alterada quando coloquei no computador.

Podemos então notar ao fundo, nos canyons, a iluminação do raio de sol em algumas partes das montanhas, a parte mais clara do céu que trás toda a iluminação da tela, e as nuvens que, por enquanto, pouco aparece, mas estão lá.
Mais próximo vemos os troncos com alguns efeitos que demonstram a casca das árvores e mais à esquerda coloquei um efeito de névoa nas árvores mais distantes, percebem? Veremos isso também nas próximas imagens.

pintura-tela-acrilico-paisagem-bosque-canyon-arvore

Os troncos já estavam quase finalizados, coloquei mais iluminação em pontos estratégicos para caracterizar mais as cascas das árvores, afinal eu não queria uma pintura chapada (como diria minha tia) e por isso abusei um pouco da iluminação e sombras proporcionando um efeito mais realista.
Finalmente terminando mais uma etapa da vegetação, acrescentei as folhas das árvores, pinheiros, e às árvores mais à direita uma folhagem mais característica da espécie.
Nas rochas também utilizei o sombreamento para dar efeito de volume, utilizei uma técnica diferente do que eu vinha utilizando antes.
Percebemos o efeito da névoa nas árvores mais facilmente agora, após a adição das folhagens, e também uma vegetação rasteira dourada que se estende pelas rochas e entre as árvores.

pintura-tela-acrilico-paisagem-bosque-canyon-lago

Finalmente o lago. Consegui uma tonalidade boa, como uma coloração de degelo. O reflexo das árvores, rochas e também adicionei alguns galhos no meio do lago que mostra também seus reflexos na água.

Hora de finalizar o gramado e novos personagens que entrarão em cena, os 3 burrinhos.

pintura-tela-acrilico-paisagem-bosque-canyon-reni

Bem, então está aqui finalizada a tela.
A vegetação próxima, capim rasteiro, a sombra das árvores mostrando a localização dos raios solares que iluminam essa tela na vegetação. Os burrinhos e as pessoas foram a primeira vez que eu fazia em uma tela com seus respectivos reflexos na água. Adicionei também algumas rochas contornando o gramado e várias tonalidades foram utilizadas no capim para dar um efeito de movimento pelo vento, assim também como movimento na água.
Essa era uma das telas favoritas da minha tia, assim também como é uma das minhas preferidas e hoje ela pertence a minha mana, Reni.

E vocês que tem acompanhado o Blog, qual sua tela favorita até o momento?

Reni escolheu uma moldura para essa tela, vamos então finalizar essa nova postagem com a imagem da tela finalizada e emoldurada.

pintura-tela-acrilico-paisagem-bosque-canyon


Um pequeno vídeo pode ser conferido mostrando mais de perto e em movimento os detalhes dessa tela.


Obrigado e até a próxima postagem!

Bom São João a todos!

3 comentários: