Arte Natural

Arte Natural

Como iniciei na Pintura

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Pintura em tela: Vaso com flores

Bem vindos de volta, pessoal.

Demorei de subir essa postagem, mas as coisas estão realmente puxadas, vídeo+blog consomem bastante tempo, com isso acabei demorando de atualizar o blog, mas não deixem de acompanhar e compartilhar o blog, beleza?

Sem mais delongas vamos à mais uma pintura em tela, dessa vez voltaremos a um outro tema englobando mais o paisagismo e deixando para trás o tema infantojuvenil que vimos na trilogia das últimas postagens.

A história dessa pintura é parecida com tantas outras que já contei. Foi mais um desafio que fiz a mim mesmo, pelos detalhes, por algo que eu não tinha pintado ainda, pela complexidade da pintura, feita em 3 níveis de profundidade.

Por tantos detalhe tão complexos eu acabava sempre adiando o início dessa tela, por achar que não conseguiria concluir algo assim tão detalhado.

Eu encontrei a pequena imagem dessa tela em uma propaganda, não lembro bem se em uma revista ou na internet, e com isso acabei guardando para que um dia aceitasse esse desafio de concluir uma tela tão trabalhada.

Fiz então o desenho em papel vegetal, mostrei a minha tia, que também achou que seria uma tarefa bem difícil, e finalmente transferi o risco para a tela de pintura.

Eu sabia que seria demorada a pintura dessa tela, era um dia quente o que me deixava ainda mais cansado, física e mentalmente, e em uma certa etapa da pintura pensei em desistir, mas tinha começado, então teria, sim, de finalizar.

Um ventilador ia mais atrapalhar do que ajudar nessa situação pela secagem da tinta na paleta de pintura, então era conviver com o calor e se transportar para dentro daquela tela, e aqui fora tudo ficaria bem.

Ao olhar essa tela era como olhar de uma janela de uma casinha lá no campo, com uma bela vista da janela, com árvores e céu azul, poucas nuvens e muita vegetação, o que poderia quase imaginar uma brisa fresca, ah... isso ajuda a mente, e finalizei então a primeira etapa.

Como eu falei antes, essa tela era feita em 3 níveis, ou etapas, a vista anterior à cortina, ou como se fosse a parte de fora da cabana, o nível mais complexo que é o da cortina, e finalmente o primeiro nível que seria dos vasos de planta.

Vamos então ver a pintura em detalhes e assim posso continuar a história e, em cima disso, fazer a análise.

pintura-em-tela-acrilica-passo-a-passo


E temos aqui a tela à qual fiz referência mas, para analisarmos, precisaremos de um detalhe maior da tela, não é mesmo?

pintura-em-tela-flores


Então, nesse detalhe já vemos a paisagem ao fundo das árvores, do céu entre as folhas, e do lado direito ao fundo, a árvore com flores rosas lembra folhas de cerejeiras (sakura).

Em segundo plano, o que acho que é a parte principal dessa pintura e que dá um toque de realismo, a cortina em crochê, e note que "fugindo" da perfeição tem um pequeno rasgo na cortina, notaram?

Já em primeiro plano os vasos de flores, lembram violetas, em várias cores mas sendo da mesma espécie pelas folhas em comum.

pintura-em-tela-violetas-passo-a-passo

O realismo encontram-se nos pequenos detalhes.... no caso dessa pintura temos as sombras que mostram o raio de sol que entra pela janela, e a sombra formada nos vasos de plantas, os detalhes na madeira por trás dos vasos com seus vincos e nós, e a imperfeição realista nos vasos, com suas rachaduras e manchas do tempo.

pintura-em-tela-acrilic-painting


Ainda mais aproximada vemos o detalhe na madeira da janela, na cortina, e principalmente no vaso de flores.

Foi uma tela árdua de fazer, principalmente na parte da cortina, tive de esperar o fundo que seriam as árvores e céu secarem, para então no dia seguinte começar a cortina. Não foi tão demorada essa etapa, mas sim trabalhosa... mão firme e atenção ao traçado que formam a cortina, a localização dos desenhos da cortina e por aí vai.
Na última etapa eu já estava cansado, daí que faltou a perfeição na finalização das flores, é algo que devo trabalhar melhor, tenho esse defeito de, no final continuar apenas pelo fato de terminar a pintura e, estando cansado, acabo errando.

Essa não é das minhas telas favoritas, apesar de ter muitos detalhes, ainda tem belas telas a caminho, mas por esse trabalho da postagem de hoje já da para comparar com as outras pinturas que coloquei aqui no blog, como da primeira tela que fiz e da minha história na pintura.

Espero evoluir bastante ainda minha técnica, mas também conquistar uma técnica única, diferenciada, conseguida através do aprendizado autodidata, do incentivo que minha tia sempre me deu, e de sempre conseguir finalizar os desafios.

Próxima postagem vem algo realmente colorido por aí, uma tela que realmente amei pintar pela bela paisagem, e novos motivos de pintura.

Continuem acompanhando o Blog, compartilhem com seus amigos, e sigam para não perder nenhuma postagem.

Obrigado a todos pela visita, e até breve.

2 comentários:

  1. Bem trabalhoso mesmo... a cortina entre a parte externa e interna da janela ficou bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, apesar de ter sido a parte mais trabalhosa, acho que é o detalhe que deu mais vida a pintura.

      Excluir